IberCultura Viva – Rumo à Argentina: 59 candidaturas foram habilitadas no Edital de Mobilidade 2019

Representantes de organizações culturais comunitárias de todos os países membros de IberCultura Viva se inscreveram no Edital de Mobilidade 2019, que concederá passagens aéreas para participantes do 4º Congresso Latino-americano de Cultura Viva Comunitária, marcado para 10 a 18 de maio na Argentina.

Do total de 75 inscritos, foram habilitadas 59 candidaturas. Peru foi o país com o maior número de postulações habilitadas (14), seguido de Brasil (9), Costa Rica (9), Chile (8), México (6), Guatemala (5), Argentina (2), El Salvador (2), Espanha (2) e Uruguai (2).

Recursos

As 16 pessoas com candidaturas não habilitadas terão o prazo de três dias seguidos, até segunda-feira, 25 de março, para apresentar recursos e reverter sua condição mediante reposição dos documentos assinalados na lista de candidaturas não habilitadas publicada nesta sexta-feira 22 de março.

Os recursos se realizam por correio eletrônico. Deve-se dirigir uma mensagem a programa@iberculturaviva.org com a indicação no assunto de “Recurso” e a identificação da pessoa responsável, com os motivos para a reconsideração e a documentação anexa.

É importante conferir os motivos citados para a inabilitação (na lista constam os artigos e incisos do regulamento a que se referem, especificados em seguida no documento). Em alguns casos faltaram os arquivos referentes a currículo, cópia de passaporte, certificado de pessoa jurídica ou certificados que acreditem a participação da pessoa candidata em instâncias de articulação de redes e circuitos de organizações culturais comunitárias.

Também houve problemas com o envio de carta aval, que deveria ser emitida conforme os critérios estipulados por cada país. No caso do Equador, por exemplo, a pessoa postulante deveria estar inscrita e verificada no Registro Único de Artistas e Gestores Culturais (RUAC). No caso do Brasil, os participantes deveriam ser representantes de organizações ou coletivos reconhecidos como Ponto ou Pontão de Cultura pela Secretaria Especial de Cultura do Ministério da Cidadania, e apresentar o certificado de Ponto de Cultura emitido pela plataforma Rede Cultura Viva.

A lista definitiva de candidaturas habilitadas será divulgada na próxima semana, após o prazo e análise da documentação. Em seguida, a Unidade Técnica do programa enviará aos representantes do Conselho Intergovernamental (formado pelos representantes dos países membros do IberCultura Viva) as postulações habilitadas correspondentes a cada um de seus países e as respectivas fichas de avaliação. A avaliação e a seleção final serão de responsabilidade do Conselho Intergovernamental.

O edital

O Edital de Mobilidade 2019 foi lançado em 20 de fevereiro de 2019 para apoiar a participação de representantes de organizações culturais comunitárias e/ou povos indígenas no 4º Congresso Latino-americano de Cultura Viva Comunitária, que se realizará em formato de caravana na Argentina, passando por Mendoza, Córdoba, Entre Ríos e Buenos Aires. As inscrições estiveram abertas na plataforma Mapa IberCultura Viva até a sexta-feira passada, 15 de março.

O valor total destinado ao edital é de US$ 35 mil, que serão distribuídos para a compra de passagens aéreas, seguro de viagem e inscrição para as pessoas representantes das organizações ou coletivos selecionadas. A quantidade de pessoas selecionadas dependerá do valor das passagens aéreas. (O programa não se responsabilizará pelas prestações que serão oferecidas pela organização do congresso, como hospedagem, transporte ou alimentação.)

Confira a lista de habilitados e não habilitados do edital:

Informação aos Interessados I – Etapa de Habilitação – Edital de Mobilidade IberCultura Viva 2019

Saiba mais sobre o congresso: http://culturavivacomunitaria.com.ar/

Fonte: http://iberculturaviva.org/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *