Ministro da Cidadania lança Cartilha Jogos e Brincadeiras das Culturas Populares

Em seminário no Ceará, Osmar Terra destacou a importância do incentivo na primeira infância para toda a vida do ser humano


Ministro Osmar Terra em Seminário Internacional Mais Infância Ceará: A Garantia dos Direitos das Crianças na Construção de um Futuro Sustentável (Foto: Clarice Castro/Ministério da Cidadania)

Brincar na primeira infância é assunto sério. Nesta terça-feira (28), data que marca o Dia Internacional do Brincar,o ministro da Cidadania, Osmar Terra, participou da abertura do II Seminário Internacional Mais Infância Ceará: a Garantia dos Direitos das Crianças na Construção de um Futuro Sustentável. Durante o evento em Fortaleza (CE), Terra lançou a Cartilha Jogos e Brincadeiras das Culturas Populares na Primeira Infância.

O manual reúne atividades e brinquedos da cultura tradicional do Brasil para a primeira infância, divididos por faixa etária, desde o nascimento até os seis anos. Está disponível on-line neste link e na página do Programa Criança Feliz, no portal do Ministério da Cidadania.

Em palestra, o ministro da Cidadania mostrou que estímulos na primeira infância, como brincadeiras manuais e cantigas, podem impactar ao longo da vida. “Isso se deve à própria organização do cérebro, que é muito rápida desde a barriga da mãe até os três anos de idade. Quanto mais cedo forem aplicadas as políticas públicas, mais positivo será o resultado durante a vida. O indivíduo terá melhores resultados escolares, um bom salário no futuro, além de ser uma pessoa menos violenta”, ressaltou.

Criança Feliz

Na mesma linha foi desenvolvido o Criança Feliz, maior programa do mundo focado em desenvolvimento infantil. A ação do Ministério da Cidadania consiste em levar orientações a pais e cuidadores de crianças de até três anos beneficiárias do Bolsa Família e de até seis anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC). A iniciativa já atendeu mais de 520 mil crianças e 99 mil gestantes, somando mais de 14 milhões de visitas.

Também na abertura do evento, a idealizadora do programa Mais Infância Ceará e primeira-dama do Estado, Onélia Santana,  frisou que o encontro busca a troca de experiências entre especialistas em desenvolvimento infantil. “O seminário vem para fortalecer e sensibilizar os gestores que estão à frente das pastas de saúde, educação e assistência, que são políticas públicas essenciais focadas no desenvolvimento integral das crianças.”

Participaram da abertura do Seminário Internacional Mais Infância Ceará o secretário especial do Desenvolvimento Social, Lelo Coimbra, e a secretária nacional de Promoção do Desenvolvimento Humano do Ministério da Cidadania, Ely Harasawa, além do governador do Ceará, Camilo Santana. O seminário continua até esta quarta-feira (29), em Fortaleza (CE).

Fonte: www.cultura.gov.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *