O Ministério da Cultura (MinC) prorrogou até 6 de julho o prazo de inscrições para a 6ª edição do Prêmio Culturas Populares. Trata-se da maior premiação da cultura popular realizada pelo MinC em termos de valores e número de premiados. Este ano, serão investidos R$ 10 milhões – valor recorde – em 500 iniciativas que fortaleçam e contribuam para dar visibilidade a atividades culturais de todo o Brasil, como cordel, quadrilha, maracatu, jongo, cortejo de afoxé, bumba meu boi e boi de mamão, entre outras.
“O Prêmio Culturas Populares é um marco. É a maior premiação da cultura popular brasileira, é o reconhecimento da importância de nossas tradições culturais e daqueles que as mantém vivas e potentes em todas as regiões deste vasto e diverso país”, afirma o ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão.
Na edição deste ano, cada um dos premiados receberá R$ 20 mil, o dobro de 2017. Serão 200 prêmios para iniciativas de mestres e mestras (pessoa física); 180 para iniciativas de grupos sem CNPJ; 70 para pessoas jurídicas sem fins lucrativos; 30 para pessoas jurídicas com ações comprovadas em acessibilidade cultural; e 20 para herdeiros de mestres e mestras já falecidos (in memoriam).
Fonte: cultura.gov.br
Um grande prêmio que valoriza a cultura popular, espero que olhem com carinho o Sul do Brasil onde temos grandes e folcloristas…artistas e trabalhos de ponta. Ministro Sergio Sá veio aqui dar uma olhada e não sei se viu tudo! Precisaria de mais tempo para correr nas periferias e no nosso interiorzão! Estamos na entre outras…e entregamos no prazo estipulado pelo edital!
Somos fortes e ricos em cultura popular!
Viva o Pandeiro…Viva Selma do Samba de Coco!
Abraço e sorte a todos!
Mestre Zé do Pandeiro.- CPPA.
Olá, bom dia. Onde eu consigo realizar a inscrição?
Bom dia Michel,
As inscrições podem ser feitas até 06 de julho pela página http://culturaspopulares.cultura.gov.br/, pelo sistema Salic ou por via postal.
Consegui inscrever o grupo que sou responsável por via postal. Gostaria de saber como serei informado do recebimento de nossa inscrição.
Tenho uma dúvida sobre as categorias. Quais são os tipos de pessoas jurídicas sem fins lucrativos que podem se inscrever no prêmio?
Bom dia André,
Conforme o disposto no item 6.1 do Edital, temos que:
6.1. Poderão concorrer no presente Edital:
a. na categoria “a” do item 5.2 deste Edital: Mestres/Mestras (pessoas físicas);
b. na categoria “b” do item 5.2 deste Edital: Grupos sem constituição jurídica própria.
c. na categoria “c” do item 5.2 deste Edital: Pessoas jurídicas sem fins lucrativos com natureza ou finalidade cultural.
d. na categoria “d” do item 5.2 deste Edital: Pessoas jurídicas sem fins lucrativos de natureza ou finalidade cultural ou Grupos sem constituição jurídica que comprovem ações em acessibilidade cultural.
e. na categoria “e” do item 5.2 deste Edital: Herdeiros do espólio de mestres e mestras já falecido(a)s que comprovem a continuidade das ações e atividades desenvolvidas pelo mestre ou mestra falecido(a). Para esta categoria, a inscrição deverá ser realizada por herdeiro(a) do mestre ou mestra falecido(a).
Atenciosamente,
Equipe COPCD/SCDC