INSCRIÇÕES ABERTAS Circuito Difusão 12ª Mostra Cinema e Direitos Humanos

Leia atentamente o Regulamento do Circuito Difusão 2018

Clique aqui e faça sua inscrição

Convocatória – Locais de Exibição para o Circuito Difusão

12ª Mostra Cinema e Direitos Humanos

A Mostra Cinema e Direitos Humanos é uma iniciativa de promoção da cultura e da educação em direitos humanos que visa a formação de uma nova mentalidade coletiva para o exercício da solidariedade e do respeito às diversidades.

A Mostra dedica-se a apresentar obras audiovisuais que discutem temas atuais de Direitos Humanos.

Realizada pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos e com produção do Instituto Cultura em Movimento, o circuito principal da 12ª Mostra Cinema e Direitos Humanos aconteceu entre os meses de novembro e dezembro de 2018 em todas as capitais do país.

 Circuito Difusão

Para ampliar o alcance da 12ª Mostra Cinema e Direitos Humanos e levar cultura e debate sobre Direitos Humanos para locais em que a oferta de bens culturais é escassa, a Mostra também será realizada em até 1.000 (mil) espaços culturais pelo Brasil e exterior, assumindo um caráter descentralizador e democrático por meio do Circuito Difusão.  Nesta edição o Circuito Difusão, idealizado pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, tem a realização do Ministério da Cidadania e produção do Instituto Cultura Em Movimento.

Convocatória

Previsto para os meses de abril a junho de 2019, o Circuito Difusão da 12ª Mostra Cinema e Direitos Humanos abre chamada para receber inscrição de quaisquer instituições e espaços culturais de todo o Brasil – cineclubes, pontos de cultura, institutos federais de educação profissional, científica e tecnológica, universidades, museus, bibliotecas, sindicatos, associações de bairros, telecentros, unidades do Sistema S, dentre outros –  e embaixadas e consulados brasileiros que se habilitem a exibir os filmes da Mostra a parcelas da sociedade que tem pouco ou nenhum acesso à cultura ou conhecimento de seus direitos.

A participação consiste na exibição de filmes da 12ª Mostra Cinema e Direitos Humanos, que serão enviados gratuitamente às instituições habilitadas como locais de exibição pela produção do evento.

A ficha de inscrição para as instituições interessadas está disponível  do dia 01 a 30 de abril de 2019, a inscrição é online e inteiramente gratuita.

FAÇA AQUI SUA INSCRIÇÃO

REGULAMENTO – LOCAIS DE EXIBIÇÃO

01 a 30 de abril de 2019

A 12ª Mostra Cinema e Direitos Humanos  abre chamada para receber inscrição de quaisquer instituições e espaços culturais de todo o Brasil – cineclubes, pontos de cultura, institutos federais de educação profissional, científica e tecnológica, universidades, museus, bibliotecas, sindicatos, associações de bairros, telecentros, unidades do Sistema S, dentre outros – e embaixadas e consulados brasileiros, que se habilitem a realizar sessões com os filmes da 12ª Mostra Cinema e Direitos Humanos  para parcelas da sociedade que tem pouco ou nenhum acesso à cultura e conhecimento de seus direitos.

  • Os selecionados receberão o Kit Difusão, contendo 7 (sete) obras audiovisuais cujo conteúdo contempla aspectos relacionados aos Direitos Humanos

1.Dos Objetivos

Exibição de filmes de curta, média e longa metragem sobre Direitos Humanos nas 26 (vinte e seis) capitais brasileiras e no Distrito Federal, em cidades do interior do país e em embaixadas brasileiras e consulados no exterior, com foco na inclusão social e no debate sobre Direitos Humanos, por meio de sessões gratuitas.

São objetivos indiretos da iniciativa:

  • Envolver o público situado fora dos grandes centros e não habituado ao consumo de bens culturais no debate sobre seus direitos;
  • Promover a ampliação do debate sobre cultura e educação em Direitos Humanos através da produção cinematográfica.

 2. Da Inscrição

As inscrições para as instituições interessadas em participar da do Circuito Difusão da 12ª Mostra Cinema e Direitos Humanos  estarão abertas de 01 a 30 de abril de 2019.  Os responsáveis pelas instituições devem preencher a ficha de inscrição no site https://mostracinemaedireitoshumanos.sdh.gov.br.

As instituições interessadas devem declarar que possuem espaço apropriado e acessível para a realização de sessões em formato digital, com audiodescrição e legendas em português.

Devem também indicar, em formulário específico no ato de inscrição, as condições de acessibilidade das instalações onde serão realizadas as sessões de exibição. O atendimento dos requisitos não é obrigatório para participação no Circuito Difusão da 12ª Mostra Cinema e Direitos Humanos, mas incentiva-se a realização de sessões inclusivas a pessoas com deficiência.

Não há previsão de contrapartida financeira pelas instituições interessadas. As despesas de envio do Kit Difusão serão de responsabilidade da produção nacional do circuito difusão da 12ª Mostra Cinema e Direitos Humanos. O Kit Difusão ficará para o acervo das instituições selecionadas.

Todo e qualquer apoio ou patrocínio captado pela instituição para subsidiar a iniciativa será por ela administrado, não havendo vínculo com a referida Mostra.

 3.Da seleção dos locais de exibição

A lista das instituições selecionadas será divulgada até 06 de maio de 2019, pela internet, no site da iniciativa e nos sites das instituições envolvidas na realização da iniciativa.

Apenas os selecionados serão contatados para confirmação de interesse e agendamento das datas de exibição. Uma vez habilitadas, as instituições selecionadas receberão gratuitamente o Kit Difusão, que contempla:

  • DVD contendo 07 filmes com closed caption, audiodescrição e libras.
  • Guia que contém informações sobre os filmes e conteúdo de apoio para organização das sessões de exibição;
  • Cartazes para divulgação das sessões de exibição.

 

Em caso de demanda superior a 1.000 kits, as instituições serão selecionadas com base nos seguintes critérios:

  1. Distribuição regional;
  2. Maior atendimento aos requisitos de acessibilidade;
  3. Capacidade de atingir segmentos sem acesso à cultura;
  4. Capacidade de atendimento ao público.

 Da Exibição

Os filmes serão exibidos em formato digital em programas por todo o Brasil, em até 1.000 instituições habilitadas.

As instituições selecionadas devem se comprometer a realizar, entre maio e junho de 2019, pelo menos três sessões dentre os programas recebidos no Kit Difusão, não sendo vedada a realização de outras mais.

Cada instituição deverá realizar pelo menos uma sessão acessível, de filme com audiodescrição, legendas em português ou janela de Libras, sendo facultada a realização de outras sessões a mais, a depender da demanda de cada localidade.

A instituição selecionada deve garantir o espaço físico para exibição das sessões, os equipamentos necessários à exibição (aparelho de DVD, projetor e sonorização), bem como a organização da sessão, a divulgação na localidade e a mobilização de público.

A instituição selecionada poderá realizar atividades complementares às sessões de exibição relacionadas à iniciativa, tais como: oficinas, debates, seminário, mostras regionais e locais, exposições e apresentações, entre outros relacionados a temas de Direitos Humanos.

4.Do Acompanhamento

A instituição selecionada se compromete a realizar, prioritariamente via Internet, um Relatório de Acompanhamento do Circuito Difusão da 12ª Mostra Cinema e Direitos Humanos, contendo, dentre outras variáveis:

  • Quantidade de sessões realizadas;
  • Quantidade de sessões acessíveis realizadas;
  • Quantidade e caracterização do público alcançado;
  • Meios e material de divulgação utilizados;
  • Matérias que saíram sobre a mostra na imprensa local ou nacional (seja ela impressa, televisiva, em rádio ou na internet);
  • Fotos e relato da experiência em sua instituição;
  • Quantidade de pessoas envolvidas na produção das sessões de exibição;
  • Quantidade de atividades complementares realizadas.

O não preenchimento do relatório de acompanhamento acarretará na impossibilidade de participação em edições posteriores do Circuito Difusão da Mostra Cinema e Direitos Humanos

O preenchimento do Relatório de Acompanhamento do Circuito Difusão deverá ser realizado até o dia 15 de julho de 2019.

5.Disposições Gerais

A inscrição da instituição na 12ª Mostra Cinema e Direitos Humanos  implica na plena aceitação deste regulamento.

Mais informações podem ser obtidas pelos contatos:

Instituto Cultura em Movimento – circuitodifusão2018@icemvirtual.org.br  +55 21 3804.5600

 

fonte: https://mostracinemaedireitoshumanos.sdh.gov.br/2015/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *