Festival Tocando o Rio: Programação

 

A Juventude que Faz Arte Mostra o Seu Valor!

O Rio de Janeiro se reinventa com a potência de sua juventude que faz arte nos Pontos de Cultura e movimentos culturais espalhados pela cidade: da Zona Norte, Oeste, Centro à Região Metropolitana. O festival Tocando o Rio é uma pequena mostra desses resultados que tiveram início com o programa Cultura Viva/MINC-2010. Assim, este Festival mostra os produtos culturais criados pelo Ponto de Cultura Tocando o Rio, nesses 9 anos com mais de 600 jovens trabalhados em Oficinas de teatro musical, dança, canto, percussão, produção, turismo cultural, multimídia, inglês, artes integradas e temporadas com espetáculos semestrais. O projeto Tocando o Rio é uma iniciativa do Instituto Tocando em Você que promove desde 1999 ampla capacitação para a indústria do 3º setor comemorando em 2019 seus 20 anos de atividade social ininterrupta.  Conheça estes ecos de transformação pessoal e coletiva do Tocando o Rio e seus convidados super especiais.

PROGRAMAÇÃO

21/5 (terça-feira) – 19 h – Abertura: Ponto de Cultura Escola de Música da Rocinha apresentando “Toca o Nordeste”, com o Coral da EMR. Repertório de música nordestina, uma maneira de acender a memória dos familiares dos alunos, a maioria nordestinos, e de promover para os mais jovens um mergulho nas bases culturais que formaram a Rocinha, e a apresentação do Coral do Instituto Tocando em Você, com crianças, jovens e adultos de comunidades e do asfalto, dirigido por Gilvan Melo, do Grupo Educart.

22/5 (quarta-feira) – 19 h – Abertura: Exibição do curta-metragem “História de Yayás”, de Reinaldo Santana. Apresentação do esquete “Vida de Atriz”, com Cândida Lopes. Direção: Júlio Wenceslau.

Esquete: “Cenas e Diálogos imperdíveis do Gigolô das Palavras” – Adaptação do texto de Luis Fernando Veríssimo. Elenco: alunos do Curso de Teatro Adulto ECTV, do Ponto de Cultura Tocando o Rio.  Direção: Aline Allesiée.

24/5 (sexta-feira) – 19 h – Abertura: Cia. de Opus Cia de Movimento, do diretor Jonatha Gomes, com jovens bailarinos de Mesquita.

Esquete: “Evoé, Chiquinha Gonzaga!”. Elenco: alunos do Ponto de Cultura Tocando o Rio.  Texto e direção: Aline Allesiée.

25/5 (sábado) – 19 h – Abertura: Esquete “Joana entre as Joanas”, com o Grupo Entrou por Uma Porta, da Cidade de Deus. Direção: Reinaldo Santana.

Esquete: “Orfeu Carioca” – Adaptação coletiva com alunos do Ponto de Cultura Tocando o Rio.  Direção: Aline Allesiée.

SEMINÁRIO E DEBATES NO FESTIVAL TOCANDO O RIO

28/5 (terça-feira) – 19 h – Tema: “O Sagrado Feminino” – Mediadora: Marina Fabrício (Psicomotricista e Psicopedagoga). Debatedoras: Simone Colucci (Arte Educadora e Produtora Cultural) e Bárbara Duarte (Jornalista).

29/5 (quarta-feira) – 19 h – Tema: “Teatro e Juventude – Transformações Possíveis”. Mediadora: Aline Allesiée (Atriz, Professora de Teatro e Diretora da Cia. Tocando o Rio). Debatedores: Bruno Salgueiro (Professor de Teatro da Prefeitura do Rio de Janeiro), Reinaldo Sant’ana (Gestor Cultural e Fundador do Ponto de Cultura Escola POP) e Marcel Cavalcanti (Professor de Teatro e Educação Física e Idealizador e diretor do Grupo Educadores/as In Cena).

Ingressos: R$20 (inteira) / R$10 (meia)

Entrada Gratuita: Professores e estudantes de escolas públicas

Local de realização: ECO Teatro Inclusivo Tocando em Você | Rua General Roca 362 – Tijuca

 

 

 

Fonte: Ponto de Cultura Tocando o Rio

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *