Edital do IberCultura Viva apoia participação em congresso na Argentina

Encuentro de la Armonía, setembro de 2016, Medellín/Colômbia (Foto: Plataforma Puente Cultura Viva Comunitaria)

O programa IberCultura Viva lançou edital para apoiar a participação de representantes de organizações culturais comunitárias e/ou povos indígenas no 4º Congresso Latino-americano de Cultura Viva Comunitária. O evento, organizado pela Rede de Cultura Viva Comunitária da Argentina, será realizado em formato de caravana, passando pelas cidades de Mendoza, San Francisco, Paraná, San Martín, Hurlingham e Buenos Aires entre 10 e 18 de maio deste ano.

O edital é dirigido aos países membros do Conselho Intergovernamental do IberCultura Viva: Argentina, Brasil, Chile, Costa Rica, Cuba (país convidado), Equador, El Salvador, Espanha, Guatemala, México, Peru e Uruguai. Cada organização cultural comunitária e/ou povo indígena poderá apresentar uma pessoa candidata, que deverá ser maior de idade e estar em condições de viajar para a Argentina na data do evento.

O valor total destinado ao Edital de Mobilidade 2019 é de US$ 35 mil, que serão distribuídos para a compra de passagens aéreas, seguros de viagem e taxas de inscrição para os representantes das organizações ou coletivos selecionadas. A inscrição inclui hospedagem e traslados entre as cidades sedes, a cargo dos organizadores do congresso. O programa não se responsabilizará pelos serviços oferecidos pela organização do congresso, como hospedagem, transporte e alimentação.

Inscrições

As inscrições estão abertas até as 18h de 15 de março (considerando o horário oficial de Buenos Aires, Argentina) e podem ser feitas pela plataforma Mapa IberCultura VivaConfira o regulamento.

Não poderão participar organizações que se encontrem inabilitadas ou com prestações de contas pendentes com o programa. Também não poderão ser selecionadas pessoas que tenham sido beneficiadas em mais de uma oportunidade nos editais de mobilidade do IberCultura Viva, à exceção do de 2018, que teve como objetivo apoiar a participação nas Jornadas Preparatórias do 4º Congresso Latino-americano de Cultura Viva Comunitária.

As pessoas candidatas deverão comprometer-se a participar das atividades programadas durante todos os dias do congresso. Caso o IberCultura Viva programe atividades em parceria com o 4ª Congresso Latino-americano de Cultura Viva Comunitária, a participação será obrigatória.

Entre os critérios que serão levados em conta para a avaliação estão a trajetória da organização em ações culturais comunitárias, a experiência em processos de articulação de redes comunitárias e o perfil da pessoa candidata. Pelo menos 50% das pessoas selecionadas deverão ser mulheres. As pessoas candidatas pertencentes a povos indígenas e/ou que se declarem afrodescendentes terão dois pontos extras, assim como aquelas que tenham entre 18 e 29 anos de idade.

Para dúvidas ou mais informações, envie e-mail para
programa@iberculturaviva.org.

Assessoria de Comunicação
IberCultura Viva

Fonte: http://cultura.gov.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *