Casa MD recebe exposição acessível Entreato do artista Paulo Bordhin

Quinze esculturas em alumínio dão forma a figuras inspiradas nos universos da literatura e do teatro na mostra Entreato, do artista Paulo Bordhin, exposta na Casa MD e aberta à visitação gratuita até o dia 20 de abril. Há visitas guiadas para escolas e grupos com agendamento.

A Casa MD, local da exposição, é um Ponto de Cultura e sede da organização Mais Diferenças – Educação e Cultura Inclusivas, que assessora políticas e projetos de cultura inclusiva e produz recursos de acessibilidade no cinema, música, teatro, dança, ópera e artes plásticas e no campo do livro e da leitura. O evento tem o apoio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e parceria com o Museu do Futebol.

Visitantes assistem ao vídeo de introdução à exposição em formato acessível

A mostra itinerante está de volta a São Paulo após receber a visita de mais de 50 mil pessoas e passar por 50 cidades brasileiras em unidades do Sesi e por Nova York. As peças são resultado de dois anos de estudo do alumínio como matéria-prima realizado por Paulo Bordhin, que além de escultor, é designer de joias, instrumentista, compositor e ator de teatro, cinema e TV.

As tramas com fios de alumínio de diferentes espessuras criam personagens como “O violinista”, “Quixote”, “Morgana” e “O Sanfoneiro”, concebidos por Bordhin em camarins nos intervalos de ensaios e entre atos das peças de teatro. “Tenho um impulso natural a dar sentido e função inusitados a objetos ou inverter coisas que tenham um fim muito específico. Subverter o conceito do arame é um prazer a mais quando consigo dar forma artística a algo que, no imaginário popular e em seu uso comercial, serve como meio de separação, divisão, cerceamento e passa a simbolizar a socialização, união e liberdade”, conta o artista plástico.

A Mais Diferenças assina o projeto de acessibilidade da exposição, com recursos como Libras (Língua Brasileira de Sinais) e audiodescrição – disponíveis no aplicativo gratuito Musea – e algumas obras podem ser tocadas pelo público.

Informações:
Exposição Entreato
De 23 de fevereiro a 20 de abril
Visitação mediante agendamento pelo telefone (11) 3881 4610 ou pelo email: casamd@md.org.br
Entrada gratuita
Local: Rua Desembargador Paulo Passaláqua, 86 – bairro Pacaembu (estação mais próxima do metrô: Clínicas)
O espaço da exposição é acessível

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *