Caravana da Autodeclaração chega ao Paranoá (DF)

Seguindo o calendário de circulação pelas regiões administrativas do Distrito Federal, ontem, 10 de março, foi dia da Caravana da Autodeclaração dos Pontos e Pontões de Cultura estacionar no Paranoá e dialogar com grupos da região. O projeto é realizado em parceria com a Sub-Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural do Distrito Federal e tem como objetivo apresentar a Política Nacional de Cultura Viva e auxiliar os coletivos e entidades culturais a se autodeclararem. A primeira edição foi realizada em planaltina e mobilizou mais de 40 interessados.

Realizado no CASFA – Centro de Apoio Social São Francisco de Assis, foi mobilizado pela Casa Viva, empreendimento sociocultural, solidário, popular e feminista que atua em prol da arte e da cultura no DF. Participaram representantes de uma escola popular de música que atende mais de 300 crianças, jovens e adultos, de um coletivo feminista e de um espaço psicoterapeutico que realiza trabalhos culturais e artísticos.

As principais dúvidas levantadas foram em relação à composição jurídica dos Pontos de Cultura (que devem ser sem fins lucrativos e com finalidades culturais) e sobre os direitos e deveres de quem adere à política. Além disso o grupo também conversou sobre o valor simbólico do reconhecimento dos grupos pelo Ministério da Cultura e como isso pode abrir portas para outras articulações no âmbito local.
Caravana da Autodeclaração dos Pontos e Pontões de Cultura no Paranoá (DF)

Caravanas

As caravanas serão realizadas em todo o país pelas representações regionais do MinC, secretarias municipais e estaduais de cultura e ainda por Pontos e Pontões de Cultura que queixam auxiliar o MinC na ampliação da rede. A proposta é que esses atores realizem encontros junto a grupos que querem se autodeclarar, para que estes possam ter o auxílio de alguém já inicializado na plataforma. A próxima edição está marcada para São Sebastião (DF), no dia 17 de março às 19h na Casa Frida. Saiba como realizar uma em sua cidade.

Certificação

A certificação dos cadastrados na plataforma como Pontos de Cultura é realizada, a partir dos critérios estipulados na Lei Cultura Viva, por uma comissão paritária composta por membros do poder público e da sociedade civil. A comissão avalia a atuação do coletivo ou entidade cultural de pelo menos 1 ano em atividades culturais, as respostas ao formulário de cadastro e as cartas de recomendação de 2 instituições relacionados à arte, cultura, educação ou desenvolvimento comunitário. Saiba como foi o debate da primeira comissão de certificação.

Registrado em: Sem categoria