Faça sua Caravana para Autodeclaração de Pontos de Cultura

Em 10 anos de política, o Cultura Viva fomentou 4573 Pontos de Cultura em todo Brasil. A partir de 2015, com o lançamento da plataforma de autodeclaração de Pontos de Cultura, podemos ter tantos Pontos quanto a nossa cultura puder oferecer! Assista o depoimento do ministro Juca Ferreira durante o lançamento da Rede Cultura Viva:

O reconhecimento e a autodeclaração de entidades e coletivos culturais como Pontos e Pontões de Cultura são uma revindicação histórica dos fazedores de cultura do Brasil e foram instituídas a partir da Lei Cultura Viva.

O Cadastro Nacional de Pontos e Pontões de Cultura presente na plataforma Rede Cultura Viva é a ferramenta que permite a autodeclaração por parte das entidades e coletivos culturais, e o reconhecimento, por parte do estado, estabelecendo uma relação direta entre as iniciativas e o MinC.

Autodeclaração

O reconhecimento como Ponto de Cultura garante uma chancela institucional importante para a obtenção de apoios e parcerias, e permite que a entidade ou coletivo se articule com os outros pontos da rede, a partir de afinidades temáticas ou do pertencimento a um território.

Para auxiliar no cadastramento dessas iniciativas que tem o desejo de serem novos Pontos de Cultura, preparamos um kit especial pra você realizar caravanas e oficinas de autodeclaração no seu bairro, cidade ou estado.

A proposta é realizar encontros em que grupos que querem se autodeclarar Pontos de Cultura possam ter o auxílio de alguém já inicializado na plataforma para ir tirando dúvidas em tempo real. Com este processo o objetivo é ampliar e difundir a Política Nacional de Cultura Viva a partir da crescente do número de Pontos de Cultura certificados.

Para fazer na sua cidade, é fácil! Siga as dicas:

1) Escolha um espaço com computadores, acesso à internet e projetor para realizar o encontro
2) Escolha um dia e horário e divulgue para os interessados (Aqui tem um modelo de flyer!)
3) Destribua no espaço com banners ou cartazes de “Declare-se Ponto de Cultura aqui” (Sugestão: versão 1,5×1,5m)
4) Realize uma pequena introdução sobre o Cultura Viva, os Pontos de Cultura e a plataforma (sugestão de apresentação para usar no dia)
5) Faça o passo a passo do cadastramento junto aos presentes (Veja o tutorial que preparamos)
6) Não esqueça de registrar tudo! Faça fotos para divulgar a atividade realizada
7) Envie para gente as fotos, vídeos, textos e links da cobertura pra gente compartilhar!
8) Compartilhe também com a gente suas impressões. É importante sabermos se observou algum bug, se quer sugerir uma nova funcionalidade ou até mesmo dar um feedback pra gente.

Ainda está com dúvidas? Assista a oficina online que realizamos na secretaria:

Estamos à disposição para ajudar em todo o processo e, claro, para divulgar tudo! Caso tenha uma dúvida, entre em contato com a gente no culturaviva@cultura.gov.br ou pelo 61 2024.2772 e ao final envie as fotos pra gente por e-mail.