Tocantins realiza Teia estadual e elege delegados

Porto Nacional vivenciou um fim de semana com muita cultura em ação com a realização do III Fórum Tocantinense de Pontos de Cultura e Cabaça Cultural na Sede da Comunidade de Saúde Desenvolvimento e Educação (COMSAÚDE). Com a corda toda, o fórum contou com 25 representantes de pontos de cultura de todos o estado e com apresentação de diversos artistas do Tocantins, como Doriva, a trupe circense Os Kako e os Tambores do Tocantins.

photo114721858287434068

Foram realizadas plenárias para as demandas municipais, estaduais e nacionais de cultura, com a sistematização das propostas para elaboração da Carta de Porto Nacional, além da Eleição de Delegados para o Fórum Nacional de Grupo de Trabalho de Tocantins. Além de um cortejo Cultura Viva pelo centro histórico de Porto Nacional e uma homenagem a Naná Vasconcelos, considerado o maior percussionista do mundo, falecido aos 71 anos, em março deste ano em Recife, sua terra natal.

Os pontos de cultura foram criados pelo Programa Cultura Viva em 2004 na gestão do então Ministro Gilberto Gil através da Secretaria de Programas e Projetos Culturais (SPPS), hoje Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural (SCDC).

No primeiro edital Cultura Viva de 2004, foram contemplados 100 pontos em todas as regiões do Brasil e no Estado o projeto Tambores do Tocantins foi o primeiro e único aprovado naquele ano. Atualmente são 24 pontos de cultura sendo 10 em Palmas, sete em convênio com o Estado, três de convênio federal, três pontos indígenas e um prêmio Cultura em Redes.

photo114721858287434069O músico e idealizador do projeto Tambores do Tocantins, Marcio Bello, comentou em entrevista ao Gazeta do Cerrado que o maior desafio ou meta para a implementação do programa no Estado é a implementação de leis que regulamentem as questões culturais nos estados e municípios. “Os pontos de cultura são ferramentas de transformação social, oportunidades, formação de convivência, criatividade de acessibilidade aos bens culturais diretamente ligados as suas comunidades. São com certeza umas das políticas públicas pra cultura brasileira em toda sua diversidade”, disse.

photo114721858287434065Grande parte do público ou dos frequentadores dos pontos de cultura, em sua maioria são crianças adolescentes. Mas o projeto atrai jovens, adultos e publico da melhor idade. Com o objetivo de abraçar toda a diversidade nos mais diversos cenários urbanos, rurais, quilombolas, indígenas e LGBT, além dos portadores de necessidades especiais, temáticas de gênero ou preconceitos.

Os principais objetivos são praticar e alcançar a pluralidade cultural que permeia o Brasil, que atualmente conta com aproximadamente 3 mil pontos de Cultura.

Delegados Eleitos para o Conselho Nacional dos Pontos de Cultura (CNPDC):
Andréa Lopes – Instituto Ideia
Darlan Soares – Casa de Caboclo

Via Gazeta do Cerrado

Registrado em: Sem categoria