TEIA reúne comunidades indígenas do Acre

Para debater a Política Nacional de Cultura Viva para os povos indígenas, o Ministério da Cultura (AC), o Governo do Acre e a Associação Apiwtxa realizarão, de 11 a 13 de novembro, a TEIA Indígena do Acre. O encontro será realizado no Centro Yorenka Ãtame, em Marechal Thaumaturgo, e reunirá Pontos de Cultura Indígena acreanos e de outros pontos do País. Durante três dias, serão debatidos como a cultura se manifesta na diversidade cultural dos povos originários do Brasil e as principais causas dos problemas e conflitos nas terras indígenas.
A secretária da Cidadania e da Diversidade Cultural do MinC, Ivana Bentes, explica que o ministério tem como uma das prioridades a política indígena e, por isso  o evento é muito importante para essa consolidação. “Poder reunir os Pontos de Cultura Indígenas do Acre será uma oportunidade ímpar de difundir as nossas políticas e ouvir as demandas desse público”, destacou.
Centro Yorenka Ãtame, localizado no município de Marechal Thaumaturgo, onde acontecerão as atividades da Teia Indígena
Centro Yorenka Ãtame, localizado no município de Marechal Thaumaturgo, onde acontecerão as atividades da Teia Indígena
Gestora da Fundação de Cultura do Acre, Karla Martins também acredita que a TEIA reforça o reconhecimento das culturas indígenas. “Como o evento será realizado em uma comunidade tradicional, nós mostraremos a profundeza da cultura e que ela chega cada dia mais perto de todos, mesmo em locais distantes”, afirma.
Lideranças indígenas do povo Ashaninka
Lideranças indígenas do povo Ashaninka

A programação da TEIA contará com oficinas, rodas de conversa e apresentações de materiais produzidos pelos Pontos de Cultura Indígenas. Durante o evento, será inaugurado o Pontão de Cultura Alto Juruá, com a presença do ministro da Cultura, Juca Ferreira, e o Fórum dos Pontos de Cultura do Estado, que elegerá os delegados indígenas da rede do Acre. Os eleitos representarão o estado na TEIA Nacional da Diversidade, que será realizado em Salvador (BA), em maio de 2016.

Além dos ponteiros indígenas do Acre, estarão presentes ao evento representantes de outros Pontos de Cultura Indígena do Brasil, lideranças, mulheres e jovens indígenas; parceiros e autoridades do governo.

Confira a programação:

11 de novembro

7h: Café da manhã
8h – 10h: Credenciamento
10h -12h: Apresentação da Associação Ashaninka do Rio Amônia
12h – 13h30min: Almoço
13h30min – 15h30min: Apresentação dos participantes
15h30min – 17h30min: Debate sobre a política dos Pontos de Cultura no Brasil, com compartilhamento e avaliação de experiências locais (dinâmicas de grupo: roda de conversa)
18h: Jantar
19h: Intercâmbio cultural com a presença de artistas, cantos e danças indígenas e amostra de vídeo dos cineastas locais.

12 de novembro

7h: Café da manhã
8h – 12h: Apresentação e debate dos resultados das discussões de grupo
12h – 13h30min: Almoço
13h30min – 17h: Discussão sobre encaminhamentos e redação da carta de recomendação ao Ministério da Cultura e ao Governo do Estado do Acre
18h: Jantar
19h: Ritual de kamarampi (ayahuasca).

13 de novembro

7h: Café da manhã
8h – 11h: Apresentação da política de cultura para povos indígenas e populações tradicionais por parte do Ministério da Cultura, do Governo do Estado do Acre e da Prefeitura Municipal de Marechal Thaumaturgo.
11h – 12h: Leitura do documento com recomendações por parte dos indígenas e populações tradicionais ao ministro da Cultura, ao governador do estado e ao prefeito do município.
12h – 14h: Almoço tradicional
14h – 16h: Apresentações culturais de artistas locais
16h – 18h: Ritual tradicional com apresentação Aruak e apresentação Pano, com pyarentsi (bebida fermentada do povo Ashaninka, também conhecida por caiçuma).
18h: Jantar
Mariana Menezes
Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura
Registrado em: Sem categoria