Teia Musical, encontro dos Pontos de Cultura fluminenses, começa nesta quinta-feira em Vassouras

Vassouras sedia, de 19 a 22 de novembro, a Teia Musical 2015, o  Encontro Estadual dos Pontos de Cultura do Rio de Janeiro. A Teia é organizada pelo Fórum dos Pontos de Cultura do Rio de Janeiro, com supervisão da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), e do Ministério da Cultura (MinC), por intermédio da Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural e de sua representação regional RJ/ES, e acontece na sede do Movimento Integração pela Música (PIM), R. Dr. Fernandes Junior, 89, Centro.

Os objetivos da Teia são promover o intercâmbio entre os 365 Pontos de Cultura do estado, que refletem a diversidade cultural do Rio de Janeiro, visando sua articulação em rede, bem como consolidar uma plataforma de ações e estratégias comuns para o fortalecimento do Programa Cultura Viva.

Uma extensa programação, gratuita, aberta ao público em geral, com debates, conferências, painéis expositivos e espetáculos, garante a agenda dos quatro dias. A abertura oficial será na quinta-feira, 19/11, com a presença da Secretária de Estado de Cultura, Eva Doris Rosental, e de representantes da SEC, do Ministério da Cultura (MinC), da Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (ALERJ),  da Secretaria Municipal de Cultura e dos Pontos de Cultura.

O evento contará com um painel de ações da SEC, um espaço para se dirimir dúvidas sobre as leis de incentivo e aproximar a relação com órgãos institucionais. Os participantes terão atendimento e orientação de gerência dos Pontos de Cultura, de representantes da Superintendência da Lei de Incentivo e do Rio Criativo.

Também está programada uma série de espetáculos, como o concerto da Orquestra do PIM, a mostra de dança Afro do Ponto de Cultura Do Ré Mi Faz Arte e Cultura, de Santo Antônio de Pádua, e apresentações teatrais, como a peça de teatro-fórum A resposta só é não, com o Grupo de Teatro do Oprimido Marear do Centro de Teatro do Oprimido CTO/LaPa Maré do Rio, e a exibição do documentário O Destino de Changri Lá, do Ponto de Cultura Estradas de História, de Niterói, e do espetáculo Um Grito de Resistência, da Cia. Nossa Senhora do Teatro, do Instituto Nossa Senhora do Teatro, da capital fluminense.

PONTOS DE CULTURA DO RIO DE JANEIRO

O programa dos Pontos de Cultura do Rio de Janeiro foi criado em 2008 para garantir o acesso aos meios de fruição, produção e formação cultural nos municípios do estado e atingiu 70 dos 92 municípios fluminenses.

Os Pontos de Cultura – projetos apresentados por instituições da sociedade civil, de caráter cultural ou com um histórico de atividades culturais, legalmente constituídas, sem fins lucrativos – recebem assistência técnica, atividades de integração, acompanhamento e apoio financeiro pelo período de 36 meses.

Colaboração de Debora Ghivelder

Fonte:  Secretaria de Cultura/RJ

Registrado em: Sem categoria