Selecionados no edital Cultura de Redes se reunirão no Emergências

Os selecionados no edital de Cultura de Redes, lançado pelo Ministério da Cultura neste ano, farão seu primeiro encontro durante o Emergências. O evento, que ocorre no Rio de Janeiro entre 7 e 13 de dezembro, tem como objetivo debater o papel da cultura e sua dimensão simbólica nas disputas sociais, políticas e econômicas.
A #redelivre foi uma das instituições selecionadas no edital que participará do encontro durante o Emergências. “Estamos organizando uma caravana com 60 pessoas saindo de Curitiba”, comentou João Paulo Mehl, programador da #redelivre. “Estamos na maior expectativa porque a qualidade dos projetos selecionados é grande, há organizações que admiramos, mas que ainda não conhecemos. Queremos trabalhar com esse conjunto de organizações e nos conectar com essas redes para construir conexão entre essas diferentes iniciativas”, completou.
O edital, lançado pela Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural do Minc (SCDC/MinC), selecionou projetos destinados ao fomento, desenvolvimento e à criação de redes relacionadas ao setor cultural em todo o Brasil.
“O edital está conectado com a atualidade, a sociedade hoje está conectada em rede, os arranjos produtivos, as entidades estão conectados por meio das redes. É um ecossistema de organizações e de pessoas que se conectam para lutar por direitos e causas especificas”, avalia João. “O edital está em sintonia com o momento que vivemos”, completa.
O Circuito Universidade de Cultura e Arte da União nacional dos Estudantes (Cuca/UNE), foi outro aprovado na seleção.  Patrícia de Matos, coordenadora-geral do Cuca falou sobre a importância do evento. “Esse encontro é necessário, você precisa trocar experiências e contatos com outros pontos que estão pelo país, precisamos cada vez mais de espaços de trocas”, avaliou. “Será um marco para a gente poder refletir sobre futuro da cultura de redes”, acrescentou.
Emergências
Diante das diversas crises que atingem campos e instituições em todo o mundo, o Ministério da Cultura (MinC) e a Universidade Federal Fluminense (UFF) realizarão, de 7 a 13 de dezembro, no Rio de Janeiro, o Emergências, evento que tem como objetivo debater o papel da cultura e sua dimensão simbólica nas disputas sociais, políticas e econômicas. Durante sete dias, será criado um território para convívio dos mais diversos grupos, que debaterão propostas e experiências diante dos desafios sociais e políticos do século XXI.
As discussões tratarão de temas como o debate político do Brasil; as aventuras políticas do século XXI; feminismos; a relação entre cultura e Cidade; a cosmopolítica e as culturas indígenas; a revolução comunicacional que cria a massa de mídias; a internet como espaço público; a crise migratória e a interculturalidade; as estéticas emergentes e a nova arte; o aquecimento global; as fissuras no capital e os novos caminhos econômicos; a política de drogas e a relação com o extermínio da juventude negra.

Confira a programação, convidados e outras informações no site do Emergências

Registrado em: Sem categoria