SCDC se reúne com Pontos de Cultura e Universidade de Foz do Iguaçu

O diretor da Cidadania e da Diversidade Cultural do MinC, Alexandre Santini, participou do 2º Fórum da Rede de Pontos de Cultura de Foz do Iguaçu, realizado neste fim de semana (dias 18 e 19), na Fundação Cultural de Foz do Iguaçu (PR). A rede conta com 14 Pontos de Cultura conveniados com o município, já em fase de conclusão. Estiveram no fórum não apenas os gestores desses pontos, mas também a base social deles, incluindo crianças e jovens. Apresentações culturais entremearam os debates e grupos de trabalho nos dois dias do encontro.

Dificuldades dos pontos com a burocracia da prestação de contas e alguns questionamentos sobre a continuidade do fomento à rede foram levantados durante a reunião. Uma das propostas apresentadas foi a retomada da tramitação do Projeto de Lei Cultura Viva no município, com aprovação breve pela Câmara de Vereadores e aplicação de seus instrumentos simplificados já na próxima Rede de Pontos de Cultura a ser conveniada.

Pontos de Cultura de Foz do Iguaçu se reuniram em Teia Municipal
Pontos de Cultura de Foz do Iguaçu se reuniram em Teia Municipal

“O fórum não elegeu delegados para a TEIA Nacional, mas os pontos presentes se comprometeram a participar da etapa estadual”, contou Santini. “A Fundação Municipal de Foz se dispôs a colaborar com o fórum estadual e a procurar os municípios de Curitiba e Londrina, que têm redes próprias, para articular a realização deste fórum. A reunião encaminhou também a criação de um fórum permanente de Pontos de Cultura de Foz do Iguaçu.”

Representantes de coletivos e entidades culturais ainda não reconhecidos como Pontos de Cultura também estiveram presentes no encontro e, segundo o diretor da SCDC, demonstraram grande interesse pelo processo da autodeclaração e da certificação simplificada. “Apresentei rapidamente a plataforma e alguns já começaram, ali mesmo, o cadastro”, comentou.

Apresentações culturais entremearam os debates e grupos de trabalho nos dois dias do encontro.
Apresentações culturais entremearam os debates e grupos de trabalho nos dois dias do encontro.

Integração latino-americana

Santini participou, ainda, de uma reunião com a reitoria da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila). A instituição tem um projeto aprovado no Mais Cultura nas Universidades – programa vinculado à Secretária de Educação e Formação Artística e Cultural (Sefac/MinC) – com propostas que envolvem os Pontos de Cultura do município.

Além de apresentar ao reitor, ao vice-reitor e à equipe da Pró-Reitoria de Extensão o Cultura Viva, falou sobre sua dimensão internacional, destacando o IberCultura Viva, programa de cooperação intergovernamental hoje composto por 10 países e presidido pelo Brasil. “Eles ficaram interessados na criação de um curso de especialização, algo como uma pós-graduação lato sensu, sobre o Cultura Viva”, adiantou o diretor.

A Unila também demonstrou interesse na realização de ações culturais na tríplice fronteira, como um festival de cultura viva comunitária e outras ações de integração latino-americana no âmbito da cultura.

Outra proposta levantada no fim de semana foi a criação de uma Rede de Pontos de Cultura, em formato de consórcio, envolvendo os 27 municípios paranaenses com os quais a (empresa estatal) Itaipu desenvolve um processo de articulação de rede. Devido ao impacto ambiental das atividades da hidrelétrica, a estatal destina anualmente um percentual de seu orçamento para projetos sociais e culturais. A ideia é retomar o acordo de cooperação que foi firmado em 2010 entre o MinC e a Itaipu para dar continuidade às ações no estado do Paraná.

Teresa Albuquerque
IberCultura Viva

Registrado em: Sem categoria