Pontos de Cultura e entidades culturais se articulam para efetivar Fórum de Culturas LGBT

Symmy Larrat, Coordenadora-Geral de Promoção dos Direitos LGBT, da Secretaria de Direitos Humanos.

A cultura em seu sentido amplo e social foi a tônica do debate com grupos e representantes da população LGBT em um debate voltado a essa temática no lançamento da plataforma Rede Cultura Viva, nesta segunda-feira (5), em Brasília. O debate contou com ativistas e representantes de redes culturais do setor.

“É importante potencializar esse o Comitê Técnico LGBT do Ministério da Cultura e difundir os debates e produtos que já foram gerados”, disse Symmy Larrat, coordenadora-geral de Promoção dos Direitos LGBT, da Secretaria de Direitos Humanos.

Symmy pontuou ainda a necessidade de refletir como integrar a população LGBT a uma política nacional de cultura como base fundamental para atuação do comitê. Além disso, provocou a constituição de um fórum que integrasse LGBTs que produzem cultura no Brasil, a fim de ampliar as possibilidades de interconexão entre sociedade civil, para além do comitê técnico.
Os direitos das comunidades de terreiro LBGT também foram reinvindicados durante o debate. Foto: Oliver Kornblihtt

“Com quem podemos discutir os direitos das comunidades de terreiro LGBT?”, exemplificou mãe Isabel de Oxum, trazendo novamente a importância de ampliação do debate e de seus protagonistas. O debate culminou na articulação de reuniões locais para efetivação do fórum de culturas LGBT, além da realização de seminários e programação ampliada para o lançamento do novo Comitê Técnico. Novidades vem por aí.

Saiba mais: MinC cria Comitê LGBT permanente

Registrado em: Sem categoria