Pontos de Cultura do Maranhão realizam Fórum para debater a Teia

Nesta terça-feira, 19 de janeiro, Pontos de Cultura do Maranhão reuniram-se em São Luis, no Convento da Mercês, para articular a II Teia Estadual de Pontos de Cultura. O estado possui 55 pontos cadastrados e atualmente a capital São Luís está com edital aberto (inscrições até dia 29) para premiar e capacitar 40 iniciativas culturais.

No primeiro momento do evento foi feito um levantamento e apresentado os resultados do Programa Cultura Viva no Maranhão. “O objetivo é traçar ações e estratégias comuns para o fortalecimento e articulação dos trabalhos desenvolvidos pelos projetos culturais nas comunidades”, frisou Laurindo Teixeira, Superintendente do Programa Cultura Viva no Estado.

Yuri Logrado, Coordenador do Ministério da Cultura em São Luís, apresentou a Rede Cultura Viva e o Edital da Rede Municipal de São Luís. “Não precisa ser um grupo cultural institucionalizado para ser um Ponto de Cultura, as ações culturais realizadas e articuladas dentro da comunidade na maioria das vezes já configura a atividade cultural necessária para ser reconhecido como um ponto”, esclareceu.

No período da tarde, os representantes dos Pontos discutiram a preparação da II Teia Estadual de Pontos de Cultura que acontecerá no período de 02 a 04 de março. Demandas como regimento interno, apresentação de atrações culturais e realização da feira de economia criativa dos Pontos de Cultura foram colocadas em pauta.

Deborah Rafaelly
Escritório de São Luís
Representação Regional Nordeste do MinC

Registrado em: Sem categoria