Pontos de Cultura de Minas Gerais realizam VII Fórum em Paracatu

Neste final de semana, de 6 a 8 de novembro, o Diretor da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural, Alexandre Santini e o Diretor do Departamento de Fomento e Promoção da Cultura Afrobrasileira da Fundação Cultural Palmares, Anderson Quack, participaram do VII Fórum Mineiro dos Pontos de Cultura. A atividade foi realizada em Paracatu, noroeste de Minas Gerais, e reuniu cerca de 30 ponteiros de todo estado. Construído de forma autônoma e colaborativa pela Rede de Pontos Mineiros, o Fórum abordou temas importantes como a regulamentação da Política Nacional de Cultura Viva, o processo de autodeclaração e reconhecimento dos Pontos de Cultura e a situação da Rede Estadual de Pontos de Cultura.

photo87678867291088957

Para o Diretor da Cidadania e da Diversidade Cultural, Alexandre Santini, o momento foi importante para atualizar os ponteiros das ações da secretaria. Além de dar informes da participação da delegação brasileira no II Congresso Latinoamericano de Cultura Viva Comunitária – a maior depois dos salvadorenhos, Santini também informou sobre o Emergências, Encontro Global de Cultura, Ativismo e Política, que será realizado pelo Ministério da Cultura no Rio de Janeiro de 7 a 13 de dezembro, e terá espaço dedicado à programação dos Pontos de Cultura. “Estamos em um momento de alinhamento do governo com a sociedade civil. A relação entre a SCDC e os Pontos é cada dia mais próxima e construímos juntos várias de nossas políticas”.

photo87678867291088953 (1)Para Paulo Morais, do Ponto de Cultura Viraminas de Três Corações, uma das grandes novidades foi a autogestão do Fórum, que foi inteiramente realizado pelos ponteiros. Foi também a primeira vez que o encontro foi realizado no interior do estado. “Isso foi ótimo pois envolveu locais e grupos que não são Pontos de Cultura. A atividade mexeu com a cidade, quando é em Belo Horizonte é só mais um evento na capital, em Paracatu foi um acontecimento especial”.

Dentre as resoluções tiradas do Fórum, está a definição da VII edição a ser realizada em Itabirito em março de 2016, a criação de um grupo de trabalho para debater e implementar a Lei Cultura Viva estadual com vias de aprimorar a lei federal e de garantir parte dos recursos do Fundo Estadual de Cultura para os Pontos de Cultura.

as

Registrado em: Sem categoria