Ponto de Mídia Livre realiza Mostra de Cinema Indígena

A 5ª edição do Cine Kurumin chega pela primeira vez a Salvador, de 04 a 06 de março no Palacete das Artes, abrindo o calendário audiovisual de 2016 na Bahia com 32 produções de temática indígena, entre curtas, médias e longa-metragens – a maior parte inédita no circuito comercial. As tradicionais mostras a céu aberto também acontecem nas aldeias.

Sessão Minha Aldeia Animada do Cine Kurumin na Aldeia Kiriri em 2015
Sessão Minha Aldeia Animada do Cine Kurumin na Aldeia Kiriri em 2015

A primeira ocorreu na aldeia Tumbalalá, em Abaré, no último fim de semana, e a próxima será em Kiriri, em Banzaê, de 01 a 03 de abril. Treze convidados compõem a programação de debates em Salvador e nas aldeias, num encontro único no Brasil de cineastas indígenas e não-indígenas. Entre eles estão: Vincent Carelli, Ariel Ortega, Isael Macaxali, Patri Ferreira, Takumã Kuikuro, Zezinho Yube e Cacique Babau.

A mostra é uma realização do Espalha Semente, iniciativa que ganhou prêmio de Ponto de Mídia Livre 2015. A experiência de rádio livre sempre acompanha as edições nas aldeias, pois é parte dessa rede de comunicação indígena e cultura digital.

Rádio Livre - Cine Kurumin - Aldeia Tumbalalá - 2016

A Rádio Kiriri, também contemplada pelo prêmio, fará a cobertura da mostra na aldeia, entrevistando público, produzindo conteúdo e conversando com os cineastas. O Cine Kurumin conta com apoio financeiro do Fundo de Cultura da Bahia.

Registrado em: Sem categoria