O Grupo Bongar, que também é um Ponto de Cultura, estará em Brasília (DF) para abrir o Festival Abre Novos Caminhos e realizar oficinas de Oficina de Toques Tradicionais da Nação Xambá. Nos dias 30, 31/10 e 1º de novembro, artistas brasilienses e nacionais com propostas musicais que fundem música e culto aos ancestrais vão se encontrar na Praça dos Orixás, local que reforça a relevância social e histórica da religiosidade afro-brasileira para a formação cultural do Distrito Federal.
Quem convida para essa celebração ao samba e ao sagrado é o grupo brasiliense Filhos de Dona Maria, que lança, no primeiro dia do evento, 30/10, seu primeiro CD, intitulado “Todos os Prazeres”. Serão três dias de shows gratuitos, oficinas e rodas de conversa abertas ao público. Em tempos de recorrentes atos de preconceito e intolerância às religiões de matriz africana, o Festival vai na direção da cultura da paz por meio da música.
Com papel central nos terreiros das religiões de matriz africana, a culinária afro também será uma das atrações do Festival. A Feira de Alimentação Afro-Brasileira será um espaço dedicado às comidas tradicionais produzidas por casas de religiões de matrizes africanas do Distrito Federal e regiões adjacentes. A proposta é divulgar mais um elemento cultural vinculado ao universo religioso afro-brasileiro e estimular a geração de renda para as comunidades convidadas.