Ministério da Cultura lança autodeclaração dos Pontos de Cultura

Rede social da cultura será experiência inédita no Estado Brasileiro

O Ministério da Cultura, por meio da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural lançará, na segunda-feira, dia 05, a Plataforma da Rede Cultura Viva. A ferramenta irá permitir que entidades e coletivos culturais se autodeclarem Pontos de Cultura, sendo reconhecidos como tal pelo governo brasileiro. Para marcar o lançamento, será realizado um dia inteiro de atividades, abertas aos interessados.

A plataforma é uma reivindicação histórica do movimento cultural e possibilitará o mapeamento, estímulo e valorização das ações culturais desenvolvidas pela sociedade civil, envolvendo entidades, grupos, coletivos, redes, artistas, produtores e demais expressões da diversidade cultural.

Foto

Inspirado em experiências da sociedade civil, como mapeamentos colaborativos e plataformas de crowdfunding, a rede estará alocada em uma plataforma de integração e articulação, um ambiente de rede, de trocas de experiências, serviços, conhecimentos e informações com o objetivo de estimular o intercâmbio, a articulação em rede, a economia solidária e colaborativa. A partir da plataforma, Pontos de Cultura poderão trocar informações, produtos e serviços entre si, ter acesso às políticas de fomento do Ministério da Cultura e de outros órgãos governamentais, manter um site próprio atualizado, acompanhar a execução de seu plano de trabalho e enviar informações sobre atividades desenvolvidas.

A plataforma que possibilitará a autodeclaração será lançada no Memorial Darcy Ribeiro, na Universidade de Brasília (UnB), em Brasília, com a presença de representantes do setor cultural de todo o País, do ministro da Cultura Juca Ferreira, da secretária de Cidadania e Diversidade Cultural do MinC, Ivana Bentes, de parlamentares e outras autoridades.

Pontos de Cultura

Encontro da Comissão Nacional dos Pontos de Cultura

Ponto de Cultura pode ser qualquer entidade sem fins lucrativos, grupos ou coletivos, com ou sem constituição jurídica, de natureza ou finalidade cultural, que desenvolvam e articulem atividades culturais em suas comunidades ou em redes. Suas ações atingem os mais diversos segmentos da cultura brasileira e estimulam novos arranjos econômicos.

A Política de Cultura Viva contempla iniciativas ligadas à cultura de base comunitária, indígenas, quilombolas, de matriz africana, economia solidária, produção cultural urbana e periférica, cultura digital, cultura popular, com ampla incidência no segmento da juventude, abrangendo todos os tipos de linguagem artística e cultural como música, artes cênicas, cinema, circo, literatura, entre outras.

O Cadastro Nacional de Pontos e Pontões de Cultura foi instituído pela Lei Cultura Viva, aprovada em julho de 2014, e permitirá a ampliação da escala desta política. O Plano Nacional de Cultura tem como meta 15 mil Pontos de Cultura fomentados no Brasil até 2020. A rede hoje conta com cerca de 4500 entidades culturais em todo o país poderá, com a autodeclaração, chegar a 10 mil pontos de cultura reconhecidos até o fim do ano.

Programação

10h às 12h30 – Abre o Código! Desenvolvimento colaborativo de plataformas para a cultura
14h às 16h – Redes de Mídia Livre: articulação, narrativas e ferramentas
14h às 16h – Cultura LGBT: Identidades e Expressões
16h às 18h – Economia Viva: da autodeclaração às redes colaborativas
19h – Solenidade de Lançamento da Plataforma Rede Cultura Viva
20h – Programação Cultural e festa de encerramento

SERVIÇO

Data: 05/10/2015
Local: Memorial Darcy Ribeiro (Beijódromo) – UNB Campus Darcy Ribeiro – Asa Norte, Brasília/DF