Oficina online irá auxiliar interessados em se declarar Ponto de Cultura

Para facilitar a autodeclaração dos Pontos de Cultura e democratizar ao máximo o acesso à ferramenta, a Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural irá iniciar uma série de oficinas online para explicar o passo a passo do processo do Cadastro Nacional dos Pontos de Cultura. A primeira oficina será nesta segunda-feira, 1 de fevereiro, e será transmitida a partir das 17h, na plataforma da Rede Cultura Viva.

MinC_SCDC_Plataforma-Cultura-Viva_Oficina-online-03

A secretária Ivana Bentes relembra que “durante o período de inscrições dos nossos editais em 2015 realizamos 18 oficinas online e centenas de pessoas participaram e puderam tirar dúvidas de forma simples e direta. Nosso objetivo é quebrar as paredes do atendimento burocrático e facilitar pro usuário de nossa política”.

Na oportunidade, a Coordenadora da Rede Cultura Viva Cláudia Schulz irá apresentar a ferramenta, tirar dúvidas no preenchimento e explicar sobre o processo de autodeclaração. As representações regionais do  Ministério da Cultura também irão participar com o objetivo de repassar o conhecimento para grupos e comunidades locais e realizar oficinas presenciais na sua região.

Norma Coutinho, do Escritório São Luis da Representação Regional do Nordeste, conta que “considerando o imenso contingente de grupos culturais (potenciais Pontos de Cultura) no Maranhão que não possuem acesso à informação, tampouco à internet, vamos realizar visitas nesses locais para incentivar o cadastro na plataforma”. A circulação será realizada em parceria com outros órgãos de cultura, como a própria Secretaria de Estado.

Caravanas de Autodeclaração

Já está sendo organizado, em parceria com outros governos estaduais e municipais e articuladores da sociedade civil, uma caravana que irá circular pro todo Brasil com o objetivo de capacitar mais pessoas para se cadastrar na plataforma. Em breve a SCDC irá divulgar um calendário de ações.

Registrado em: Sem categoria