MinC participa de Congresso de agentes culturais da Bolívia

Congresso Cultura em Movimento é parte do roteiro do Circuito Cultura Viva e reunirá setor cultural boliviano em Sucre de 29 a 31 de outubro

O Ministério da Cultura, por meio da Secretária da Cidadania e da Diversidade Cultural Ivana Bentes, participará do Congresso Culturas en Movimiento, que iniciou sua programação hoje e vai até o dia 31 na cidade de Sucre, Bolívia. O encontro é realizado pelo Telartes, organização que agrupa os centros culturais mais importantes de Santa Cruz, La Paz, Cochabamba, Oruro, Potosí, Tarija e Sucre, com parceria de diversos conselhos municipais e estaduais e apoio do Ministério da Cultura e Turismo do país. A secretária participará das atividades do Congresso e da Plenária de socialização e adoção de resoluções das mesas temáticas que acontece no dia 31 e irá tirar as resoluções do encontro.

Mesa de abertura do congresso essa manhã. Foto: Divulgação Facebook Telartes
Mesa de abertura do congresso essa manhã. Foto: Divulgação Facebook Telartes

Mais de 300 participantes são esperados entre artistas, gestores, acadêmicos, ativistas, autoridades e interessados que se dediquem à diferentes expressões culturais na Bolívia. Um dos maiores congressos de cultura do país, o evento tem como objetivo promover a articulação cultural e institucional do setor. “Creio que possamos convergir se há objetivos comuns. Neste caso, o congresso trata sobre todos os temas de incidência e gestão cultural participativa e queremos uma congregação participativa entre o Estado e a sociedade civil para desenvolver uma agenda nacional para a cultura.”, afirma Marco Marín, coordenador nacional do TelArtes.

A programação do encontro contará com seis mesas de trabalho com seguintes temas: formação e investigação cultural; economia da cultura: Indicadores e indústrias culturais; incentivo, promoção e sustentabilidade das culturas; lógica das relações internacionais e circulação cultural; legislação cultural; e comunicação livre e cultura digital. Ainda será realizado um simpósio onde os participantes vão refletir sobre o conceito do Bem Viver, Gestão e Políticas Culturais , capacidade de organização, co-gestão participativa e descolonização cultural.

Além da participação no Congresso em Sucre a secretária também cumpre agenda em La Paz e realiza reuniões com o Ministro da Cultura e Turismo Marko Machicao, a senadora Adriana Salvatierra e os deputados Manuel Cañelas e Gabriela Montaño.

CIRCUITO CULTURA VIVA

Caravana Cultura Viva_America Latina_ElSalvador Bolivia-04_ElSalvador BoliviaA Bolívia foi o sexto país sul-americano a receber o Circuito Cultura Viva, projeto criado pelo Ministério da Cultura (MinC) com objetivo de divulgar a redes e gestores culturais, a Política Nacional de Cultura Viva, na qual estão incluídos os Pontos e Pontões de Cultura e o Cultura de Redes, programa de integração entre redes culturais. Na mesma semana a secretária também participou do II Congresso Latinoamericano de Cultura Viva Comunitária e da reunião intergovernamental do programa IberCultura Viva em San Salvador, El Salvador.

Registrado em: Sem categoria