MinC apresenta Política Nacional de Cultura Viva em Bruxelas

A Secretária da Cidadania e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (MinC), Ivana Bentes, participa nesta quinta-feira (21), de seminário “Cultura Urbana para a Inclusão Social na América-Latina”, que ocorrerá em Bruxelas, capital da Bélgica.

O seminário reunirá governos, responsáveis pelo urbanismo, artistas, setor privado, comunidades locais e organizações da sociedade civil do âmbito da cultura, com o fim de analisar e trocar ideias, necessidades, experiências e conhecimentos sobre o papel essencial que a cultura e a criatividade desempenham em um planejamento urbano inclusivo.

A secretária Ivana Bentes representará o Ministério da Cultura junto à mesa “O papel da cultura na construção de cidades democráticas”, onde será debatida a cidadania do século XXI como uma cidadania ativa, que reclama de espaços de participação para a melhora das democracias. Neste contexto, a cultura mostra-se como um dos meios mais importantes para o combate da desigualdade e contribuição à democracia.

Confira os detalhes sobre o seminário no site da Secretaria Geral Ibero-americana.

Inspirações

A Política Nacional de Cultura Viva inspirou a adoção de políticas culturais semelhantes por diversos países da América Latina. A partir dessas colaborações, foi criado o fundo IberCultura Viva, um programa de cooperação técnica e financeira voltado para o fortalecimento das culturas de base comunitária dos países ibero-americanos.

Um de seus principais objetivos é promover a criação de redes, alianças e intercâmbios para a ação conjunta entre os diversos atores sociais e governamentais, propiciando o desenvolvimento de uma cultura cooperativa, solidária e transformadora.

Atualmente, integram o IberCultura Viva não apenas o Brasil, mas também Argentina, Chile, Costa Rica, El Salvador, Espanha, México, Paraguai, Peru e Uruguai.

O conceito e a experiência prática dos Pontos de Cultura também deverão servir também como referência para a construção de um projeto de formação cidadã liderado pelo Papa Francisco, que pretende alcançar 200 milhões de jovens em 20 anos.

Cristiane Nascimento
Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura

Registrado em: Sem categoria