Grupos e agentes culturais podem participar de projeto em Maceió

Com intuito de ocupar culturalmente praças públicas e centros comunitários distribuídos pelas oito regiões administrativas de Maceió, o projeto ‘Ocupe a Praça’ abre inscrições para o processo seletivo de contratação de grupos e agentes culturais. Ao todo são 42 vagas para bandas, grupos de folguedo, corais, artistas plásticos, grupos de teatro, artistas circenses, grupos de dança, entre outros.

As inscrições vão até o dia 19 de fevereiro e devem ser feitas na sede da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), no horário de 8h às 14h. A FMAC fica localizada na Avenida da Paz, 900, bairro de Jaraguá. Durante oito meses, o projeto vai movimentar oito praças de oito diferentes regiões (uma por vez) de Maceió com oficinas de formação, shows e apresentações artísticas. As praças e regiões contempladas e suas respectivas datas são:

– 13/03 Praça Marcílio Dias, Jaraguá;

– 10/04 Praça de Santa Tereza, Ponta Grossa;

– 08/05 Praça do Centenário, Farol;

– 05/06 Quadra Escola Geraldo Bulhões, Bom Parto;

– 24/07 Praça Mirante Vereador Audival Amélio da Silva, Jacintinho;

– 28/08 Praça Padre Cícero, Benedito Bentes;

– 18/09 Praça Osman Loureiro, Clima Bom;

– 25/09 Praça José Emílio de Carvalho, Riacho Doce.

Cada uma dessas localidades vai receber apresentações dos mais variados segmentos culturais – música, cinema, teatro, dança, entre outros – e atividades de formação com temáticas selecionadas também a partir de consulta nas comunidades de todas as regiões.

Com uma dinâmica participativa e colaborativa, o ‘Ocupe a Praça’ coloca grupos e agentes culturais dos bairros-sede em papeis fundamentais do projeto, onde atuarão no planejamento de ações, produção e curadoria. Para isso, cada etapa do projeto será executada com pelo menos um agente comunitário ou cultural como membro integrante da equipe de produção.

O ‘Ocupe a Praça’ é uma realização da Fundação Municipal de Ação Cultural em parceria com o Ministério da Cultura (MinC), por meio da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural e integra o Programa Ações Culturais para Maceió, fruto do convênio nº 798826/2013, assinado entre FMAC e MinC, graças a emenda parlamentar do deputado federal Paulão (PT). Com idealização e produção do Coletivo Popfuzz.

Para mais informações, acesse aqui, a Chamada Pública completa e formulário de inscrição.