Encontro de sambadores debate revalidação do registro do samba de roda da Bahia como patrimônio cultural

Acontece neste sábado, 31 de outubro, o 8º Encontro dos Mestres e Mestras do Samba de Roda – Propondo novos encaminhamentos para a Salvaguarda. Durante o evento será apresentado o relatório preliminar de análise de revalidação do registro do samba de roda da Bahia como patrimônio cultural. Será apresentando o relatório preliminar elaborado a partir das assembleias e os participantes terão a oportunidade de reavaliar e propor modificações para o plano de salvaguarda do samba baiano.

Mais de 300 pessoas entre mestras e mestres sambadores e interessados no tema são esperadas para o evento, que contará também com a presença do repentista, cordelista e sambador Dr. Bule-Bule. O encontro ocorrerá das 8h30 às 18h, no Teatro Dona Canô e no Centro de Referência do Samba de Roda, o município de Santo Amaro, no Recôncavo baiano.

O processo de avaliação para revalidação do bem cultural de natureza imaterial é previsto por lei. Depois de 10 anos do registro do samba de roda baiano como patrimônio cultural brasileiro, o processo de revalidação foi iniciado em 2014 com a realização de assembleias itinerantes, mediadas pela Superintendência do IPHAN na Bahia, em municípios do Recôncavo e de outras regiões da Bahia para onde o samba se expandiu na última década.

Conexão Pará – Bahia

Uma caravana vinda do Pará com integrantes do grupo Carimbó, manifestação cultural paraense reconhecida como patrimônio imaterial em 2014, participará do evento para conhecer como acontece o processo de revalidação
do registro e aprender com a experiência dos sambadores e sambadeiras baianas como elaborar o plano de salvaguarda.

Registrado em: Sem categoria