No dia 12 de março/2016 aconteceu, no Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo, uma roda de conversa com o tema “Cultura Viva e a Economia Solidária e Feminista”. A atividade reuniu artistas dos Núcleos e Coletivos do Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo, parceiros, colaboradores e comunidade.
Sintonizado com as comemorações relativas ao Dia Internacional da Mulher, a roda de conversa teve como ponto de partida a própria experiência do Quilombo do Sopapo ao promover, através do Cultura Vida e da Economia Solidária e Feminista, a equidade de gênero, condição necessária para se construir uma sociedade com justiça social, igualdade e solidariedade.
Além dos coletivos e núcleos, marcaram presença o secretário do Ministério da Cultura Alexandre Santini (Secretaria da Cidadania e Diversidade Cultural/ SCDC Minc), a chefe da representação sul do Ministério da Cultura Margarete Morais, a coordenadora da Guayí, Helena Bonumá, o membro e colaborador da Guayí Jorjão e as integrantes do empreendimento solidário Rosa Nina.
Várias apresentações artísticas animaram a roda de conversa, com abertura feita através de uma performance de teatro de bonecos do Grupo Fuzuê Teatro de Animação, com a simpática boneca Gertrudes, a energia dos Sopapos, a feminilidade e a força musical do Coletivo Ialodê Idunn e mostra de produtos cartoneros e sabão da terra realizado pelas integrantes do Coletivo Sopapo de Mulheres, trazendo a economia solidária e feminista ao evento.
A atividade também faz parte da preparação rumo à 8ª Semana do Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo, a realizar-se no período de 09 a 16 de abril de 2016 e a todo um processo de articulação e sensibilização sobre a sede do Quilombo do Sopapo, que encontra-se em negociação com o Sintrajufe/ RS.
O evento teve a marca da luta e da resistência em prol da manutenção do Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo – o principal equipamento cultural comunitário da região do Cristal e com reconhecimento nacional e internacional – sintetizado na hastag que identificará a campanha e a 8ª Semana: #QuilomboDoSopapoSempre
Por uma Cultura Viva de base comunitária e por uma Nova Sociedade, justa, solidária e feminista… Quilombo do Sopapo, sempre!
Leandro Silva
Grupo Fuzuê Teatro de Animação