Cultura Viva é um dos temas em debate no Dialoga Brasil

O anúncio da entrada da Cultura no Dialoga Brasil, plataforma criada pelo governo federal para dar escala a participação social no desenvolvimento do país, foi recebido com bastante entusiasmo pelas redes e movimentos culturais de todo o País (confira). Minha Casa, Minha Vida, para ser “Minha Casa” precisa de obras, mas para ser “Minha Vida” só com Cultura. A afirmação foi da presidenta Dilma Rousseff, durante a solenidade que oficializou a entrada da Cultura como um dos 14 temas da plataforma Dialoga Brasil no início de agosto, em Salvador (BA). Em 5 dias a plataforma recebeu mais de 30 mil acessos, vindos dos mais diferentes territórios e com as mais diversas propostas, sugestões e contribuições.

Juca Ferreira e representantes de grupos culturais bahianos durante abertura do Dialoga Brasil.
Juca Ferreira e representantes de grupos culturais durante Dialoga Brasil em Fortaleza.

O Cultura Viva, junto ao PAC das Cidades Históricas, Brasil de Todas as Telas, Agenda Século XXI, Política Nacional das Artes, Vale Cultura e Cultura e Educação, formam o combo de ações da Cultura apresentados pela plataforma.

Até o momento o Cultura Viva já recebeu 55 propostas, sendo as mais votadas as que levantam a questão da criação de um portal para os Pontos de Cultura e o fortalecimento do programa. No dia 7 de outubro, às 17h, a secretária Ivana Bentes participará de um programa ao vivo onde comentará as 10 propostas mais votadas.

O resultado das propostas do Dialoga Brasil sairá em novembro com a divulgação final do diálogo em rede e as votações. As melhores propostas serão incluídas diretamente nas conferências nacionais de cada tema, podendo tornar-se parte da política pública nacional. Com a inclusão do Ministério da Cultura, o Dialoga Brasil passa a ter cinco temas e 27 programas abertos ao público para o debate. No total, ela atingirá 14 temas e 80 programas prioritários para o governo federal. Em agosto a plataforma já registrava 116.857 acessos com a participação de 87.549 pessoas, 8.331 propostas, das quais 5.341 foram aprovadas e estão sob consulta popular.

Para acessar a plataforma, ver as propostas enviadas e sugerir novas, acesse

Registrado em: Sem categoria