Cultura de Redes será a novidade apresentada pela secretaria neste ano

SCDC reúne toda equipe para planejar ações de 2016 

A equipe da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural (SCDC/MinC) se reuniu nesta quinta-feira, 4, para avaliar o balanço de 2015 e construir colaborativamente o planejamento para 2016. A principal pauta discutida foi o lançamento do Programa Cultura de Redes, um conjunto de eixos que articulam as ações estruturantes da políticas desenvolvidas pelo Cultura Viva e que ampliam a base social da secretaria.

O Cultura de Rede foi apresentado pela secretária Ivana Bentes e se dá a partir da sistematização e valorização de 4 eixos de atuação: a formação, comunicação, economia e articulação. Para o diretor Alexandre Santini, é uma retomada das ações estruturantes previstas na Lei Cultura VIva. “Agora que temos uma lei, o Cultura de Redes assume o papel de programa, articula as ações do Cultura Viva e envolve outros grupos na nossa base social.”

photo426104105324360730

Além disso, a SCDC fará ações transversais com outras secretarias e ministérios, como as parcerias já instituídas com o Ministério do Desenvolvimento Agrário, Ministério das Comunicações, Secretaria Nacional de Economia Solidária, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão, entre outros.

Para ampliar os Ponto de Cultura por todo Brasil também será lançada uma caravana da autodeclaração que irá circular estados e municípios mobilizando entidades e coletivos culturais a entrarem para a Rede Cultura Viva. Com a estrutura reforçada a partir dos novos convênios celebrados em 2015, a Lei Cultura Viva já será aplicada em novos editais que ampliam o fomento e a circulação de recurso na ponta.

photo426104105324360728As coordenações de programas e projetos culturais; acompanhamento, fiscalização e prestação de contas; cooperação, ariculação e informação também apresentaram seus balanços e propostas para reestruturação da secretaria, novos desafios de gestão e indicadores para o aprimoramento dos resultados.

Ponto de Cultura

O Ponto de Cultura é a entidade cultural ou coletivo cultural certificado pelo Ministério da Cultura. Os Pontos de Cultura são uma base social capilarizada que atuam nas comunidades e territórios, em especial nos segmentos sociais mais vulneráveis. Trata-se de uma política cultural que, ao ganhar escala e articulação com programas sociais do governo e de outros ministérios, pode partir da Cultura para fazer a disputa simbólica e econômica na base da sociedade.

Esta base social também se amplia para outros segmentos sociais, alcançando os setores médios, em especial a juventude urbana, periférica, universitária, jovens artistas, novos arranjos econômicos e produtivos, toda uma nova economia que vem sendo inventada e experimentada daqueles que encontram no fazer cultural uma alternativa de trabalho, vida e inserção social.

Registrado em: Sem categoria