Foi publicado no Diário Oficial da União desta quarta-feira (18) o resultado final da terceira edição do edital de Pontos de Mídia Livre. Foram selecionados 80 projetos de todas as regiões do País de diferentes linguagens, como rádio, TV, mídias sociais, blogs e jornais, entre outros.
O edital foi lançado em 3 de julho, pelo Ministério da Cultura, com apoio da Secretaria de Inclusão Digital do Ministério das Comunicações. Serão investidos R$ 5 milhões, divididos em prêmios de R$ 100 mil para 10 projetos de abrangência e repercussão nacional, 25 prêmios de R$ 40 mil reais para projetos estaduais e 45 prêmios de R$ 40 mil reais para iniciativas locais.
“Com este edital, vamos potencializar as ações de mídia livre e aproveitare para fazer uma cartografia desses movimentos no País. Durante a seleção, pudemos conhecer novas iniciativas e ter clareza da diversa flora midialivrista do Brasil”, destacou a secretária da Cidadania e da Diversidade Cultural do MinC, Ivana Bentes.
Entre os critérios de seleção, foram consideradas iniciativas que desenvolvem ações em áreas de vulnerabilidade social, utilizam ferramentas, formatos e licenças livres, não possuem financiamento direto e subordinação editorial a empresas de comunicação ou com vinculação partidária e privilegiem a valorização da diversidade de expressões e de compreensões do mundo, entre outros.
Os selecionados possuem até 15 dias para enviar a documentação complementar para o e-mail cosen@cultura.gov.br. Quem não enviar será colocado no final da lista e serão convocados, sucessivamente, os candidatos melhor classificados, até completar-se o número total de prêmios.