Comunidade Jongo Dito Ribeiro e Quilombo de Ivaporunduva: Um Reencontro Ancestral

Por Alessandra Ribeiro – Ponto de Cultura Comunidade Dito Jongo Ribeiro e Comissão Nacional de Pontos de Cultura

placa-caverna-do-diaboA viagem começou por volta de 1h30 da madrugada. Mamis representando todos os nossos mais velhos na condução da oração e sábias palavras com riso, pito, disponibilidade e atenção , nossas sete crianças representantes do futuro de nossa comunidade Pedro, Enzo, Luiz, Enzo, Dandara, Luanda e Iran, muitas brincadeiras, brigas e risos, além de muitas escorregadas no gramado do quilombo. Pais que são mães como o Silas que rola ladeira abaixo sem parada como as crianças , mães que são pais e também mulheres como Camila, Danda, Noelia e Luanda, jovens jongueiros como Bia, Lucas, Danilo, Gabriel, Felipe que tanto carinho, energia, cuidados que dá vontade de viver e envelhecer sem medo e elas… Vanessa, Lúcia, Flavia cada uma com seu encanto, sua magia e seu encantamento nesse terreiro de galinhas que tem galos.

22201024426_e2fee22732_oE o prof. Paulo um presente entre nós nesses dias de boas descobertas, que alegria e ainda nossa guia mor e anfitriã Maira, nossa quilombola e jongueira, que organizou esse presente entre famílias com a participação de seu primo Tuco. Chegamos e a cada minuto uma descoberta, um aprendizado, uma troca, uma nova oportunidade de aprender e se renovar. Após alojados em casa acolhedora e Casa de Camping a primeira parada foi em uma mata…banho de cachoeira, cheiro de terra molhada abençoada. Lindo… Renovação e risos, descanso. Um novo dia e novos presentes. A caverna do Diabo representa o poder da natureza, a força das águas e a generosidade do TEMPO.

Sem palavras. Mais cachoeira, mais risos e novas escolhas em pro do equilíbrio coletivo. Aprendizado. Quilombo Ivaporunduva… Procissão, missa, reza, bingo, forró vida. Encontros, reencontros, acolhimento, união, fraternidade e fé. Além de uma comida que affff deliciosa.
Mais de nós em nós. Bom dia… Vamo acordar… Berimbau, cânticos e roda dos saberes e do conhecimento. Paisagem encantadora, Mato, família, risos, lágrimas, emoção e aprendizagem. Afinal cada um sabe a dor e delícia de sermos o que somos… Né. A roda de Jongo no quilombo, muitas crianças, todos jogando.

Viva nossa Senhora Aparecida.
na-chegada-ao-quilombo-a-peSalve e viva os nossos todos jongueiros novos. Mais emoção, mais alegrias, mais ensinamentos… Simples e belo. Um novo dia… Levantamento do acampamento… O acolhimento em família. Família Dito Ribeiro e família quilombo e Maira. Não importa onde estamos, quando estamos ou chegamos. O que importa é nos reencontramos e nunca esquecermos que somos parte de um mesmo todo.

Valeu Comunidade Jongo Dito Ribeiro
Valeu Quilombo de Ivaporunduva
Valeu nossas crianças… Da nossa máfia do bem
Valeu deuses da natureza pela oportunidade
Aí como é bom sermos, estarmos e nos encontrarmos nessa vida
Quanto a mim… Só agradeço.

Cachuera!!!!

Registrado em: Sem categoria