Começa II Congresso Latino-americano de Cultura Viva Comunitária

Cerca de 600 pessoas foram ao Teatro Nacional de San Salvador para a abertura oficial do II Congresso Latino-americano de Cultura Viva Comunitária, na noite de terça-feira (27). Delegações da América Latina e do Caribe lotaram o teatro para assistir às apresentações do Ballet Folclórico Nacional, do Coro Presidencial e do grupo Los Tabales de Ereguiaquin. Ao final, quando os integrantes de Ereguiaquin passaram o chapéu para a plateia, chamando o público para o baile, faltou lugar no palco para tanta gente. Quase todo mundo quis subir lá para dançar com os salvadorenhos.

Apresentação do Balé Folclórico Nacional
Apresentação do Balé Folclórico Nacional

Um pouco antes, a secretária da Cidadania e da Diversidade Cultural, Ivana Bentes, e a equipe do Comitê Intergovernamental do programa IberCultura Viva foram à Cripta de Monsenhor Romero para conhecer um pouco da história de “San Romero de América”. Considerado um “santo contemporâneo”, “o profeta que guia os caminhos dos salvadorenhos”, “símbolo de amor e esperança”, o bispo Óscar Arnulfo Romero foi assassinado em 24 de março de 1980, durante a guerra civil de El Salvador. Levou um tiro no coração enquanto celebrava uma missa na capela do Hospital Divina Providência.

 Reunião do Comite Intergovernamental do IberCultura Viva
Reunião do Comite Intergovernamental do IberCultura Viva

Pela manhã, foi realizada a primeira sessão da reunião do Comitê Intergovernamental do IberCultura Viva. Participaram da mesa, entre outros, a secretária Ivana Bentes, o diretor da Cidadania e da Diversidade Cultural do MinC, Alexandre Santini; a diretora de Cultura do Ministério da Cultura e Juventude de Costa Rica, Fresia Camacho; a diretora geral de Diversidade e Processos Culturais do Paraguai, Zulma Masi; e o diretor nacional de Casas de Cultura Viva Comunitária de El Salvador, César Pineda.

Em outra sala da Secretaria de Cultura da Presidência de El Salvador, a secretária Ivana Bentes também se reuniu com a ministra da Cultura e Juventude de Costa Rica, Sylvie Duran, e o secretário de Cultura de El Salvador, Ramón Rivas. Um dos temas abordados foi a nova plataforma da Rede Cultura Viva, que possibilita a autodeclaração e o mapeamento dos Pontos de Cultura.

A delegação brasileira que está presente no Congresso participou das atividades e festejou a abertura da programação durante a marcha que tomou as ruas de San Salvador.

Delegação brasileira durante abertura do Congresso
Delegação brasileira durante abertura do Congresso

Sobre o Congresso

 Realizado na cidade de San Salvador, em El Salvador, o II Congresso Latino-americano de Cultura Viva Comunitária tem como tema Convivência para o bem comum. O objetivo do evento é fortalecer os processos de cultura viva comunitária e debater a necessidade de modelos de políticas públicas na região. Serão cinco dias de espetáculos, festivais, debates, palestras, reuniões, feiras e oficinas. O evento será realizado até o próximo sábado, dia 31.
Saiba mais.
Registrado em: Sem categoria