Participe da chamada pública para o enfrentamento do genocídio da juventude negra

Plano Juventude Viva, encabeçado pela Secretaria Nacional da Juventude e pela Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), abre chamada pública para entidades sem fins lucrativos que queiram capacitar jovens de 15 a 21 anos. As inscrições permanecem abertas até o dia 25 de outubro. Edital e seus critérios estão disponíveis aqui.  A proposta é transformar o mapa da violência contra a juventude negra do Brasil, com ações culturais, esportivas e que promovem o empreendedorismo jovem.

11406619_357963931063771_584550926507678750_o
Foto: Mídia NINJA

As ações do Plano Juventude Viva visam a ampliação dos direitos da juventude, a desconstrução da cultura de violência, a transformação de territórios atingidos por altos índices de homicídios e o enfrentamento ao racismo institucional, com sensibilização de agentes públicos para o problema. O plano prioriza 142 municípios brasileiros, distribuídos em 26 estados e no Distrito Federal, que em 2010 concentravam 70% dos homicídios contra jovens negros. A relação inclui as capitais de todos os estados brasileiros.

São 11 ministérios envolvidos. Juntos, eles articulam ações de 44 programas em 96 municípios, todos em prol na redução da vulnerabilidade dos jovens em situações de violência física e simbólica, a partir da criação de oportunidades de inclusão social e autonomia; da oferta de equipamentos, serviços públicos e espaços de convivência em territórios que concentram altos índices de homicídio; e do aprimoramento da atuação do Estado por meio do enfrentamento ao racismo institucional e da sensibilização de agentes públicos para o problema.

Atualmente, o Plano está em reformulação, buscando articulação com ações que avancem da prevenção à violência para a proteção da vida da juventude negra brasileira. Neste período, novas adesões encontram-se suspensas, e somente serão retomadas após o lançamento da segunda fase do Juventude Viva.

Com informações da Secretaria Nacional da Juventude.

Registrado em: Sem categoria