Casa do Cantador em Ceilândia (DF) será Pontão de Cultura

Primeiro projeto arquitetônico de Oscar Niemeyer fora do Plano Piloto, a Casa do Cantador agora também será um Pontão de Cultura. Nesta segunda (19), a Secretaria de Cultura, o Ministério da Cultura (MinC) e a Administração Regional de Ceilândia deram início aos trabalhos para equipar o local e planejar as atividades e mobilizações culturais que ocorrerão ali.

_MG_7093
Foto: Hanna Braga

A escolha da Casa do Cantador para abrigar o Pontão foi estratégica. Somente neste ano foram realizados ali mais de vinte eventos culturais voltados para segmentos diversos, atraindo um público aproximado de dez mil pessoas de várias localidades e tendo beneficiado diretamente cerca de duzentos artistas do Distrito Federal e de outros estados.

Foram contemplados eventos de música (repente, forró, MPB, choro, rap, rock, reggae), saraus, teatro, literatura de cordel, hip hop e oficinas. “Ceilândia é uma região com vocação para a produção cultural e a Casa do Cantador é um Pontão por excelência”, reconhece a subsecretária de Cidadania e Diversidade Cultural, Jaqueline Fernandes.

Antes situado no Espaço Cultural Renato Russo, agora fechado para reforma, a transferência desse ponto do Plano Piloto para Ceilândia também é um resultado positivo. “Isso fortalece um pensamento de descentralização de recursos, ações e políticas”, justifica a subsecretária. O Pontão de Cultura tem como objetivo mobilização, troca de experiência e articulação com os pontos de cultura espalhados pela cidade – e que desde a regulamentação da Lei Cultura Viva podem ser autodeclarados.

A primeira ideia na visita técnica da Secretaria de Cultura com a Secretaria de Diversidade Cultural do MinC, representada pela secretária Ivana Bentes, é a de apresentar o plano de trabalho para a implementação dos pontos de cultura e as ações que serão desenvolvidas.

_MG_7064
Foto: Hanna Braga

No ano que vem, a expectativa é de que já se comecem a realização de oficinas a inauguração de um centro de referência em comunicação e um estúdio de rádio e TV. Também serão feitos chamamentos públicos para a ocupação do local por artistas.

“Esta é uma das uma das ações mais bonitas e expressivas da Secult neste ano. Estou certo de que as atividades do Pontão vão reunir uma energia muito boa par espalhar cultura por Ceilândia e por todo o DF”, frisou o secretário de Cultura, Guilherme Reis.

Por Blog do Protázio

Diário de Ceilândia

Registrado em: Sem categoria