Caravanas de Autodeclaração chegam ao Maranhão

O Ministério da Cultura (MinC), por meio da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural (SCDC), e em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura e Turismo do Governo do Maranhão e com as prefeituras dos municípios de Chapadinha, Timon e Rosário, promovem uma Caravana de Autodeclaração pelo estado ao longo desta semana. As atividades ocorrerão em cada uma das cidades parceiras, nos dias 28 e 31 de março, e 2 de abril, respectivamente.

As caravanas realizarão oficinas voltadas a iniciativas que têm o desejo de se transformar em novos Pontos de Cultura, via cadastramento na plataforma da Rede Cultura Viva [http://culturaviva.gov.br/]. Artistas, das mais variadas linguagens, poderão participar dos encontros, que não exigem inscrição prévia e serão gratuitos.

O reconhecimento garante a essas entidades uma chancela institucional importante para a obtenção de apoios e parcerias e permite ainda que elas se articulem com os outros pontos da rede a partir de afinidades temáticas ou do pertencimento a um determinado território. O cadastro possibilita ainda o acompanhamento permanente das atividades desenvolvidas pelo Ministério, assim como de editais e eventuais articulações.

As oficinas de autodeclaração serão antecedidas por encontros junto aos secretários de cultura dos municípios próximos às cidades anfitriãs, para que estes se tornem multiplicadores das oficinas. A ideia é que as prefeituras e secretarias municipais auxiliem os grupos culturais neste procedimento, uma vez que o acesso à internet nessas regiões ainda é restrito.

Serviço

Oficinas de Autodeclaração no Maranhão

Chapadinha
Data: 29 de março
Horário: das 8h às 12h e das 14h às 18h
Local: Auditório da Prefeitura
Endereço: Avenida Presidente Vargas, 310 | Centro

Timon
Data: 31 de março
Horário: das 8h às 12h e das 14h às 18h
Local: Secretaria Municipal de Educação
Endereço: Rua 9 | Parque Piauí

Rosário
Data: 2 de abril
Horário: das 8h às 12h e das 14h às 18h
Local: Secretaria Municipal de Educação
Endereço: Rua Heráclito Nina S/N | Centro

Cristiane Nascimento
Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura

Registrado em: Sem categoria