As várias formas de mudar o Brasil: como foi a Conferência Nacional de Juventude

A III Conferência Nacional de Juventude aconteceu em Brasília, de 16 a 19 de dezembro, e reuniu mais de 2 mil jovens que expressaram suas vontades e ajudam a construir as políticas públicas do país. Confira o documentário que mostra como foi o evento e o mosaico de saberes e lutas que nele estiveram presentes:

Durante 4 dias, jovens debateram em grupos de discussão temáticos as proposta mais votadas durante as etapas municipais, estaduais e digital da conferências. Além da eleição das prioridades, participaram também de debates, oficinas, mostra artística e acompanharam a programação cultural.

Os eixos do Estatuto da Juventude que tiveram suas propostas contempladas foram: Segurança; Território; e Participação.

Confira o texto das três propostas:

SEGURANÇA

Ato Contra a Redução da Maioridade Penal em Brasília.
Ato Contra a Redução da Maioridade Penal em Brasília.

Não à redução da maioridade penal, pelo cumprimento efetivo das medidas previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

TERRITÓRIO

Jovem vota em propostas pela reforma agrária durante III Conferência Nacional de Juventude

Ampliar e acelerar o processo de Reforma Agrária e regularização fundiária, bem como reconhecimento e demarcação de terras pertencentes a povos e comunidades tradicionais, em especial das terras indígenas e quilombolas, acabando com as práticas forçadas de remoção de seus territórios. Assim, viabilizando a regularização da documentação de assentamentos já existentes, permitindo que os jovens tenham condições de permanecer ou regressar as suas terras originais, e serem assim contemplados pelos programas, projetos e ações para a juventude rural.

PARTICIPAÇÃO

Participação durante a III Conferência Nacional da Juventude
Participação durante a III Conferência Nacional da Juventude

Garantir a implantação do Sistema Nacional de Juventude composto por órgãos gestores, conselhos e fundos de públicas de juventude, nas três esferas administrativas. O fundo nacional de juventude funcionará com repasses fundo a fundo definido percentualmente entres os três entes federados para direcionar as políticas e ações para a juventude em âmbito nacional, estadual e municipal.

Confira o balanço geral da Conferência

Registrado em: Sem categoria