Artistas baianos podem concorrer em edital de intercâmbio

A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) abriu as inscrições, na última terça-feira (22), para o Edital Mobilidade Artística e Cultural 2016. Serão disponibilizados R$ 750 mil para o financiamento de ações que impulsionem a circulação de artistas, técnicos, produtores e obras através do Fundo de Cultura da Bahia, mecanismo de fomento à cultura gerido pela SecultBA e Secretaria da Fazenda (Sefaz). O edital oferece suporte financeiro a artistas e promotores culturais, possibilitando que tenham experiências em outros países e estados brasileiros.

Para as residências artísticas e culturais, o edital contempla a permanência fora do estado ou país de domicílio, por um período mínimo de seis semanas, de artistas ou profissionais da cultura para se concentrar inteiramente em um projeto específico que esteja em fase de pesquisa, concepção, produção ou finalização. Para as formações artístico-culturais, o edital prevê a participação de artistas ou profissionais da cultura em cursos, oficinas ou estágios, fora do estado ou país de domicílio, em entidades de referência no domínio das artes e/ou da cultura, que contribuam para o aperfeiçoamento, a qualificação e a capacitação técnica e/ou artística do proponente.

Já no aspecto do intercâmbio e difusão, o edital proporciona a troca de conhecimentos e experiências, bem como a circulação e a distribuição de produções artísticas e culturais em outro estado brasileiro ou país, contemplando a participação de artistas e profissionais da cultura em atividades culturais nacionais e internacionais, podendo a viagem destinar-se a apresentação de trabalho próprio; circulação de artistas ou grupos baianos; pesquisa e prospecção; promoção de bens e serviços culturais (participação em feiras setoriais); construção e dinamização de redes, entre outros.

Saiba mais