Para facilitar a autodeclaração dos Pontos de Cultura e democratizar ao máximo o acesso à plataforma Rede Cultura Viva, o Ministério da Cultura (MinC), por meio da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural (SCDC), promove, nesta quarta-feira (23), uma oficina on-line que terá como foco o Cadastro Nacional dos Pontos e Pontões de Cultura. O workshop poderá ser acompanhado em tempo real na própria plataforma, a partir das 15 horas.
Assista ao vivo e abra o link no youtube para participar e enviar perguntas e comentários:
A iniciativa tem como objetivo auxiliar entidades e coletivos culturais que desenvolvam ou articulem atividades culturais em suas comunidades há pelo menos um ano a se autodeclararem como Ponto ou Pontão de Cultura. Tal reconhecimento por parte do MinC dará a eles uma chancela institucional importante para a obtenção de apoios e parcerias, permitindo ainda uma articulação com outros pontos da rede a partir de afinidades temáticas ou do pertencimento a um determinado território.
Durante a oficina, a equipe da SCDC irá apresentar a plataforma e os interessados poderão tirar dúvidas de forma rápida e direta sobre o preenchimento do cadastro e o processo de autodeclaração.
Esta é a terceira oficina on-line promovida pela SCDC sobre o tema. A primeira delas ocorreu em 1º de fevereiro e a última em 19 de fevereiro.
Autodeclaração
A certificação simplificada como Ponto ou Pontão de Cultura, por meio da Plataforma Rede Cultura Viva, é um processo seletivo simplificado, aberto permanentemente, destinado ao reconhecimento de entidades e coletivos culturais como Pontos ou Pontões de Cultura.
As propostas de certificação enviadas por meio da plataforma são analisadas por uma comissão paritária composta por membros do poder público e da sociedade civil. A análise é realizada com base em alguns critérios, alinhados às diretrizes e aos normativos da Política Nacional de Cultura Viva.
Assessoria de Imprensa
Ministério da Comunicação