A importância de dados numéricos no desenvolvimento de políticas públicas

Dispor de dados contribui sensivelmente para o desenvolvimento e a qualificação de políticas públicas. O Ministério da Cultura (MinC) tem investido nesse tipo de conhecimento para embasar sua atuação. Durante o Seminário Latino-Americano de Informações e Indicadores Culturais a secretária da Cidadania e da Diversidade Cultural do MinC Ivana Bentes apresentou alguns dos dados da sua gestão e assinalou o papel da Política Nacional de Cultura Viva, que hoje reúne mais de 4,5 mil Pontos de Cultura em todo o País. Ivana comentou a necessidade de continuidade nas políticas do Estado. Segundo ela, a interrupção de ações é uma das causas para a carência de dados do setor.
Para a secretária uma das suas preocupações está em registrar informações para manter a plataforma de Indicadores da Rede Cultura Viva. Uma das fontes para alimentar esse banco, segundo ela, são os editais publicados para apoiar a diversidade cultural.
Essa rede de informações permitirá a aproximação das várias manifestações culturais, facilitando trocas de experiências dos Pontos de Cultura entre si, com gestores e com a sociedade em geral. A secretária da Cidadania e da Diversidade Cultural também revelou que a iniciativa Declare seu Ponto de Cultura serve para extrair uma série de dados e certificar grupos.
No entanto, Ivana alertou que, do ponto de vista da informação, muitas expressões populares não devem ser tratadas de forma cartesiana e exigem uma atenção especial. “Quando lidamos com uma tribo indígena ou com um terreiro de candomblé, não podemos pensar na ótica de produtos ou serviços. O modo de vida dessas pessoas já é a sua própria cultura”, opinou.
Com informações de Marcelo Araújo
Secretaria de Políticas Culturais
Ministério da Cultura
Registrado em: Sem categoria