A concepção das políticas culturais a partir da colaboração

Como fazer uma gestão cultural atenta às novas práticas dos territórios e linguagens e também às tecnologias sociais? Esta foi uma das provocações que a prefeita de Barcelona, Ada Colau, levantou durante o Cultura Viva 2016. Segundo o site do projeto, o encontro consiste em “uma reunião de raízes locais e perspectiva internacional que explora, a partir de experiências concretas na relação entre os cidadãos , as instituições e espaços comuns da cultura a partir dos valores democráticos da transparência, da crítica, da proximidade e da participação.”

A secretária Ivana Bentes apresentou a Política Nacional de Cultura Viva no encontro realizado pela prefeitura de Barcelona (ESP).
A secretária Ivana Bentes apresentou a Política Nacional de Cultura Viva no encontro realizado pela prefeitura de Barcelona (ESP).

Realizado dias 1 e 2 de março, na Fàbrica Fabra i Coats, em Barcelona, o evento contou com a participação de cerca de 30 convidados e teve como objetivo a construção de um plano de cultura para a cidade a partir do desenho de processos participativos e de uma profunda democratização da sua gestão. A concepção das políticas culturais e a forma como, neste contexto, os processos de colaboração entre grupos, associações, agentes, empresas e instituições culturais são concebidos foi o cerne das discussões.

A secretária da Cidadania e da Diversidade Cultural Ivana Bentes representou o Ministério da Cultura e mostrou que o Brasil, mesmo com todas as dificuldades e em meio a uma crise, ainda é um dos laboratórios de inovação cidadã em diferentes campos. “As práticas culturais, programas e ações como o Cultura Viva e o Cultura de Redes tem um enorme potencial multiplicador porque são laboratórios de inovação cidadã, de baixo pra cima, com práticas culturais territoriais, com gestão descentralizada e federativa, com pontos, redes, coletivos, gestores que tem apontados as saídas e o pós-crise”, concluiu Ivana.

Mais de 30 convidados da Espanha e de outros países europeus participaram do encontro apresentando suas experiências.
Mais de 30 convidados da Espanha e de outros países europeus participaram do encontro apresentando suas experiências.

Além da experiência do Ministério da Cultura, foram apresentadas ações de toda a Espanha e outros países europeus divididos em quatro grupos temáticos: os Laboratórios da Cidadania, as Economias da Cultura, a Gestão Comunitária da Cultura e as Instituições da Memória.

Circuito Cultura Viva

A agenda faz parte do programa de circulação da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural, que tem como objetivo apresentar as políticas desenvolvidas no MinC e absorver novas práticas a partir de outras experiências e da participação social. Em 2015, o Circuito Cultura Viva esteve em 19 estados brasileiros e 9 países.

 

Registrado em: Sem categoria