Cultura Viva: Saiba mais!

Seja Ponto de Cultura, entre para a rede!

O que é Cultura Viva

O que é Ponto e Pontão de Cultura?

Por que ser Ponto ou Pontão de Cultura?

O que eu ganho com isso?

Quais os critérios para a obtenção da Certificação Simplificada?

Em 15 anos de política, a Cultura Viva fomentou cerca de 4.000 Pontos de Cultura em todo Brasil. A partir de 2015, mais um passo para termos tantos Pontos quanto a nossa cultura puder oferecer foi dado com o lançamento da plataforma para a certificação de Pontos e Pontões de Cultura.

O reconhecimento e a concessão da certificação simplificada para entidades e coletivos culturais como Pontos e Pontões de Cultura são uma reivindicação histórica dos fazedores de cultura do Brasil e foram instituídas a partir da Lei Cultura Viva.

Cadastro Nacional de Pontos e Pontões de Cultura presente na plataforma Rede Cultura Viva é a ferramenta que permite que as entidades e coletivos culturais informem as ações que realizam nas comunidades para obterem o reconhecimento, por parte do Estado, e estabelecerem uma relação direta entre as iniciativas e a Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo.

O reconhecimento como Ponto ou Pontão de Cultura garante uma chancela institucional importante para a obtenção de apoios e parcerias, e permite que a entidade ou coletivo cultural se articule com os outros Pontos e Pontões da rede, a partir de afinidades temáticas ou do pertencimento a um território.


Seja Ponto de Cultura, entre para a rede!

A Cultura Viva é uma política cultural voltada para o reconhecimento e apoio à atividades e processos culturais já desenvolvidos, estimulando a participação social, a colaboração e a gestão compartilhada de políticas públicas no campo da cultura. Fomentar essas práticas é também aprofundar a democracia cultural e, por que não, a cultura democrática. A Rede Cultura Viva é a plataforma do Cadastro Nacional de Pontos e Pontões de Cultura, instituído pela Lei Cultura Viva. É a ferramenta que permite O cadastro com informações de entidades e coletivos culturais para o reconhecimento por parte do Estado, estabelecendo uma relação direta entre os Pontos e Pontões de Cultura, a Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo e os entes federados parceiros. A rede social dos fazedores e fazedoras da cultura brasileira, no Brasil e no exterior.

Para quem já é Ponto ou Pontão de Cultura, o Cadastro é uma forma de manter os dados atualizados, enviar informações sobre atividades desenvolvidas, além de se manter informado a respeito de encontros, editais, apoios e articulações.

Para quem quer ser Ponto ou Pontão de Cultura, é só chegar! Insira seus dados no Cadastro e, a partir de uma seleção simplificada e da adesão à Política Nacional de Cultura Viva, a entidade ou o coletivo cultural poderá ser reconhecido como Ponto ou Pontão de Cultura, passando a integrar a rede da Política Nacional de Cultura Viva.

Curtiu? Então seja mais um Ponto/Pontão nesta rede da diversidade cultural brasileira!


O que é Cultura Viva?

A Política Nacional de Cultura Viva (antigo Programa Cultura Viva), desde sua implementação em 2004, alcançou grande dimensão nacional e internacional, e atualmente é uma referência para políticas culturais em vários países da América Latina. 

A Política Nacional de Cultura Viva foi desenhada para valorizar a cultura de base comunitária, a articulação em rede e a gestão compartilhada, com base nos princípios da autonomia, protagonismo e empoderamento da sociedade civil, contemplando iniciativas ligadas aos indígenas, quilombolas, de matriz africana, economia solidária, produção cultural urbana e periférica, cultura digital, cultura popular, ao segmento da juventude, abrangendo todos os tipos de linguagem artística e cultural como música, artes cênicas, cinema, circo, literatura, entre outras.

Tem o objetivo de promover a articulação dessas iniciativas em rede, contribuindo para a inclusão social, o combate ao preconceito e a todas as formas de discriminação e intolerância, o reconhecimento e a valorização da diversidade cultural brasileira e o pleno exercício dos direitos culturais. Além de garantir a continuidade do Programa, a Lei simplificou e desburocratizou os processos de prestação de contas e o repasse de recursos para as organizações da sociedade civil.

Atualmente está presente nos 27 estados brasileiros, em cerca de mil municípios e no exterior, sendo um dos programas de grande capilaridade e visibilidade da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, atualmente com cerca de 4.000 Pontos e Pontões fomentados.


O que é Ponto e Pontão de Cultura?

Pontos de Cultura durante II Congresso Nacional de Cultura Viva Comunitária da Argentina. Foto: Oliver Kornblhitt

Pontos de Cultura são grupos, coletivos e entidades de natureza ou finalidade cultural que desenvolvem e articulam atividades culturais em suas comunidades, reconhecidos, certificados ou fomentados pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo e apoiados pelos estados e municípios parceiros por meio dos instrumentos da Política Nacional de Cultura Viva.

Pontões de Cultura são entidades de natureza ou finalidade cultural ou educativa que desenvolvem, acompanham e articulem atividades culturais articulando redes regionais, temáticas e identitárias de Pontos de Cultura e grupos culturais diversos. Ações de mobilização, troca de experiências e articulação entre os diferentes Pontos de Cultura que poderão se agrupar em nível estadual, regional ou por áreas temáticas, visando à capacitação, ao mapeamento e a ações conjuntas.

Para se tornar Ponto ou Pontão de Cultura, basta aderir ao Cadastro Nacional de Pontos e Pontões de Cultura, seja por meio de acesso direto à Rede Cultura Viva, ou se inscrevendo nos editais de apoio e fomento da Secretaria Especial da Cultura e dos estados e municípios parceiros.


Por que ser Ponto ou Pontão de Cultura?

Ponteiros durante Encontro da Comissão Nacional dos Pontos de Cultura. Foto: Oliver Kornblihtt

O reconhecimento como Ponto ou Pontão de Cultura garante uma chancela institucional, que pode ser importante para a obtenção de apoios e parcerias, possibilitando à entidade ou ao coletivo cultural que se articule com os outros pontos e pontões da rede, a partir de afinidades temáticas ou do pertencimento a um território.


O que eu ganho com isso?

15851426776_fce2248a34_oSer um Ponto ou Pontão de Cultura é um reconhecimento, por parte do Estado, de uma ação cultural continuada já desenvolvida por uma entidade ou coletivo cultural. Na prática, essas iniciativas já são “Pontos de Cultura” e “Pontões de Cultura”, antes de serem certificadas pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, pelo diálogo que estabelecem com sua comunidade e sua capacidade de atuação social e transformação do território.

A Rede Cultura Viva é um ambiente de trocas, colaborações, articulações e encontros. Os Pontos e Pontões de Cultura se fortalecem quando se articulam em rede e compartilham espaços, metodologias, produtos, serviços, processos criativos e ações coletivas.

Os Pontos e Pontões de Cultura, articulados em rede, são cogestores das políticas culturais e, nesse sentido, os espaços de participação social são fundamentais: encontros, fóruns, Teias, são instâncias de gestão compartilhada, onde as redes estão sempre em movimento.

Ao preencher este Cadastro, você se conecta à Rede Cultura Viva! A partir dele você estará se conectando e conhecendo mais pessoas e iniciativas que possuem a mesma vontade de produzir, se articular e de criar alternativas de vida e de trabalho empreendedor no campo da cultura.

Ao se cadastrar na Rede Cultura Viva os Pontos e Pontões de Cultura terão acesso a informações, processos e experiências que permitirão o compartilhamento de capacidades, conhecimentos, serviços e produtos conectados em rede.


Quais os critérios para a obtenção da Certificação Simplificada?

 Clique aqui para conhecê-los!

Curtiu? Então seja mais um Ponto ou Pontão nesta teia da
diversidade cultural brasileira!

Entrar na Rede