Grupo Cultural e Folclórico de Quadrilha Junina que trabalha e luta pela difusão e preservação dos costumes e características da quadrilha amazonense.
E-mail: marupiarasamazonas@gmail.com
Endereço: Gualter Batista, S/N, Ginásio Marupiaras, Petrópolis, 69063-640, Manaus, AM
CEP: 69063-640
Logradouro: Gualter Batista
Número: S/N
Complemento: Ginásio Marupiaras
Bairro: Petrópolis
Município: Manaus
Estado: AM
Descrição
No ano de 1982 um grupo de jovens da igreja católica do bairro de Petrópolis chamado JEBAM reuniu um grupo de jovens da comunidade e criaram uma quadrilha junina chamada ‘Ajuri na Farinhada’ que no ano seguinte teve o nome alterado para ‘Guaraci Raiara’, que em Tupi Guarani significa ‘Filhos do Sol’, por já existir outro grupo com o primeiro nome escolhido. No ano de 1984 o grupo não teve atividade.Em 1985 o casal Adelso e Margareth Rocha, que já apoiavam os jovens nos anos anteriores, passaram a comandar o grupo com a finalidade de reunir e inserir novos integrantes para retomar as atividades da quadrilha, descobriu‐se então que também já existia um grupo com o nome ‘Guaraci Raiara’. Após pesquisas foi encontrado no livro ‘O Cariua’ a palavra ‘MARUPIARAS’ que em Tupi Guarani significa ‘Pessoa feliz e de muita sorte’, termo ideal para representar o espírito do grupo, a partr de então formou‐se a quadrilha ‘Os Marupiaras de Petrópolis’.
No ano de 1987 precisamente no dia 20 de março, por incentivo do professor Júlio amigo do casal e admirador da quadrilha, criou‐se uma Associação que foi chamada de Associação Recreativa Cultural e Folclórica Quadrilha Os Marupiaras de Petrópolis com registro de Pessoa Jurídica e em 1991 de acordo com a Lei 2.080 tornou‐se Associação de Utilidade Pública.
A Quadrilha tem sede própria no bairro de Petrópolis “O Ginásio dos Marupiaras”, a Associação é filiada e fundadora no ano de 2007 da LIQUAJUAM ‐ Liga das Quadrilhas Juninas do Amazonas e a CONFEBRAQ ‐ Confederação Brasileira de Entidades de quadrilhas Juninas.
Desde 2002 os Marupiaras passou a ser a representante do Amazonas e da região Norte em encontros e concursos nacionais de quadrilhas juninas e devido a isso ganhou notoriedade e reconhecimento pelo sério trabalho desenvolvido em prol da preservação da cultura e do folclore do Amazonas.
O Grupo já faz parte das programações folclóricas e das atividades do calendário cultural em todo Brasil.
Vídeos
Galeria



















