ACBIC A CASA BRASILEIRA DE ITINERÂNCIA CULTURAL

A ACBIC é uma incentivadora de ações em rede de apoio, fortalecendo e salvaguardando culturas e manifestações de povos.
Realiza oficinas culturais de artes integradas e pesquisa da cultura regional. A ACBIC atua desde de 2008 nas comunidades periféricas e rural preservando o fortalecimento da rede e orientando na escrita e execução de projetos culturais através da oralidade.






Site: https://www.instagram.com/acbic/

Email: acbic2023@gmail.com

Descrição

Catarina Moreira formada em Gestão Pública com especialização em Gestão Cultural, teve sua trajetória dedicada a pesquisa de Povos e Comunidades Tradicionais.
É multiplicadora de projetos sociocultural, educadora social e articuladora de rede.
Desenvolve ativamente atividades de salvaguarda da cultura popular regional.
Atua com dança, música, teatro e festas populares nas comunidades da cidade de Peruíbe e Vale do Ribeira - SP.
Vem de um Aldeamento da cidade de Carapicuíba - Grande São Paulo, tendo sua primeira formação popular nas festas tradicionais do Coletivo Sarabaquê da Aldeia de Carapicuíba e na OCA - Escola Cultural de Carapicuíba.
Passou pelo Teatro Vento Forte sendo orientada por Ana Maria Carvalho e Ilo Krugli, fez escola Brincante de Antônio Nóbrega e se profissionalizou formando jovens da periferia e em situação de vulnerabilidade social, oportunizando o acesso a pesquisa em projetos sociais da zona sul de SP, Oeste e Litoral.
Vive há 8 anos na cidade de Peruíbe onde continuou suas atividades com a pesquisa e fortalecimento da cultura local. Desenvolve oficinas culturais, atua voluntariamente em eventos temáticos comunitários e coordena projetos de troca de saberes e fazeres entre as comunidades Indígenas, Matrizes Africanas, Caiçaras, descendentes Quilombolas e Pescadores Artesanais.
Formou-se em Gestão Pública, especializando em Gestão Cultural em prol das comunidades que vivem no Brasil profundo com o objetivo de transformar a linguagem técnica de projetos e editais, na linguagem popular, facilitando o acesso de todos os povos aos recursos públicos e ingresso em novas redes de fortalecimento.
Forma pessoas para atuarem como lideranças nas redes que resultam das articulações.

Vídeos

Galeria

evento entre e Baixar Planilha