A semente do Écoletivo foi plantada em 2014 com o Coletivo Agroecológico de Rio Pomba. Estudantes e membros da comunidade local organizaram mutirões em diversas propriedades rurais da região.
Também trabalhamos com o resgate e propagação da cultura, através do cinema (documentário, oficinas de vídeo e mídia alternativa, cineclube rural), capoiera, teatro, grafite ecológico, artesanato...
Site: https://www.facebook.com/assoecoletivo
Email: associacaoecoletivo@gmail.com
Telefone Público: (32) 99949-6429
Endereço: Sítio Santo Antonio S/N, Bom Jardim, Rio Pomba, MG
CEP:
Logradouro: Sítio Santo Antonio
Número: S/N
Complemento:
Bairro: Bom Jardim
Município: Rio Pomba
Estado: MG
Descrição
A semente da Associação Agroecológica Écoletivo que veio a florescer no ano de 2017, foi plantada em 2014 com a formação do Coletivo Agroecológico de Rio Pomba. Durante três anos foi regada por estudantes e membros da comunidade local através da organização de mutirões em diversas propriedades rurais do município, motivados a fortalecer a Transição Agroecológica na região.Em 2017, o Coletivo se formalizou como associação sem fins lucrativos, ao mesmo tempo que se tornou Ponto de Cultura. No âmbito cultural, nosso foco inicial, além da continuação dos mutirões, era o desenvolvimento de uma rede de mídia alternativa, através da realização de diversos vídeos em torno da agroecologia na região. Também proporcionamos oficinas de mídia livre em 4 edições do Fórum Regional de Agroecologia organizado anualmente em Rio Pomba.
Aos poucos, fomos ampliando nossas ações, e nos unindo com outros coletivos já existentes. Atualmente, trabalhamos com o grupo de maracatu Baque do Vale, a organização bimensal de um sarau musical (em parceria com estudantes do IF Sudeste MG), o cineclube rural e itinerante "Cinebonja", aulas e encontros de capoeira, além de ações eco-pedagógicas em parceria com escolas e instituições da região.
Além das ações culturais, desenvolvemos um projeto de saneamento alternativo (realização de bacias de evapotranspiração e círculos de bananeira em comunidades rurais) junto a uma ação pedagógica-cultural através da realização de pequenos documentários com os jovens das comunidades contempladas. Também estabelecemos uma parceria com a Rede de Prossumidores Mãos à horta, e estamos desenvolvendo projetos de farmácia viva comunitária, compostagem, e outras ações de âmbito agroecológico e cultural.