Ronaldo Camilo "Zebra"

Pesquisador e Educador Popular

Site: https://www.facebook.com/Ronaldo-ZEBRA-460624660709420/?fref=ts

Email: ronaldoluizcamilofilho@gmail.com

Descrição

Ronaldo Luiz Camilo Filho, também conhecido como Zebra, nasceu em 29/08/1974 em São Paulo, mas mudou-se para Uberlândia, sua cidade natal, de seus pais ainda quando criança. Desde cedo, ele desenvolveu um profundo amor pelo bairro Luizote de Freitas e seus moradores, que enfrentavam discriminação.
Zebra dedicou-se a fortalecer sua comunidade por meio de projetos gratuitos nas áreas de Educação, Arte e Cultura. Ele organizou Festas Juninas, Shows Musicais, Aulas de Música, Canto, Dança, Capoeira e outros eventos, com o objetivo de incentivar os moradores e jovens a reconhecerem seu próprio valor.
Atualmente, como pesquisador e educador popular, Ronaldo destaca a importância da arte e da cultura para seus alunos por meio de projetos e eventos criados por ele. Ele é reconhecido pelo Coletivo Herança Mulheres Congadeiros como Detentor dos Saberes, desempenhando um papel fundamental na preservação da memória e ancestralidade. Desde 2019, ele atua como parceiro gestor, orientador de projetos e na área pedagógica.
Ronaldo Luiz Camilo Filho é admirado por sua excelência no planejamento, execução e acompanhamento das atividades como orientador de projetos. Ele colaborou nos projetos "As Guardas de Congada em Minas Gerais", promovido pelo Instituto de História (INHIS) da Universidade Federal de Uberlândia, e participou como colaborador da atividade de extensão "Compartilhando Saberes Sobre a Congada I: As Origens da Congada em Uberlândia", também organizada pelo INHIS da Universidade Federal de Uberlândia.
Como orientador de projetos, Ronaldo Luiz Camilo Filho é responsável por articular e promover eventos que valorizam os grupos tradicionais da cultura local e regional, com ênfase na cultura popular e tradicional. Ele também realiza reuniões com os participantes para discutir e definir os objetivos do projeto.

Vídeos

Galeria

evento entre e Baixar Planilha